Política cultural

Funarte lança projeto online com lives, shows e oficinas de capacitação

Bossa Criativa também terá um edital nacional e chamada pública para apresentação de trabalhos na área das artes; live nesta terça (30) inaugura a programação

Por Bruno Mateus
Publicado em 30 de junho de 2020 | 15:20
 
 
 
normal

Em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde passa a quarentena com as duas filhas, o ator, compositor, pianista, arranjador e dramaturgo Tim Rescala produziu uma série de videoaulas sobre óperas e musicais. São 12 vídeos de 10 minutos com a visão sobre o assunto do ponto de vista de um profissional da área.

“Vou falar sobre o que é contar e cantar uma história, misturando música com dramaturgia em diferentes gêneros, a diferença entre ópera, opereta e musicais, e uma rápida pincelada em aspectos históricos, mostrando que, muitas vezes, tem coisas híbridas e uma interrelação entre os gêneros. É como se fosse uma palestra”, comenta Rescala. 

O material é um dos conteúdos que integram o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir desta terça-feira (30), uma programação com lives, pocket shows, oficinas, vídeos de capacitação e atividades contemplando diversas linguagens artísticas será disponibilizada no site do Bossa Criativa e nas mídias sociais (Instagram, YouTube e Facebook).

Às 18h, em uma live transmitida pelo canal do projeto no YouTube, o projeto será lançado com a participação do presidente da Funarte, Luciano Silva, do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e os cantores e compositores Chico Teixeira e Bia Bedran. A mediação fica por conta do coordenador do Bossa Criativa e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, Marcelo Jardim.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quem está animado para a nossa Live de Lançamento? Hoje às 18h no nosso Canal do Youtube

Uma publicação compartilhada por Bossa Criativa (@bossacriativa.art) em

Além de Tim Rescala, outros artistas se unem à proposta. Estão previstos mais de 80 convidados, entre eles Chico Teixeira e Renato Teixeira, Xangai, Cristóvão Bastos, Mestrinho, Lucina e Cátia França. Para Tim Rescala, o projeto chega em um momento muito oportuno, justamente quando quem está envolvido com o fazer cultural se vê diante de imenso desafios. Rescala destaca a diversidade da programação e o papel da Funarte e da UFRJ em propor ideias, realizar iniciativas e criar plataformas para que as pessoas acessem conteúdos artísticos relevantes.

“A oportunidade é essa, a situação é meio que um labirinto, nos obriga a achar soluções. O Brasil já tem isso como característica, vencer as dificuldades diárias, e, mais uma vez, temos que ir por aí laçar o touro. Temos que nos reinventar”, ele diz.

Segundo o compositor, o isolamento social é necessário e, ao mesmo tempo, cruel com as artes e seus profissionais. Por isso, ele acredita que o Bossa Criativa seja um alento para essas pessoas: “É como se estivéssemos dando as mãos para as pessoas, propondo diálogos, trocando experiências”. 

Cursos e programação

Entre os cursos ofertados, há conteúdos para as áreas de música (instrumentos e composição), fotografia, artes plásticas (incluindo técnicas de pintura), circo dança e teatro; também estão previstos materiais de capacitação para os interessados em restauro de patrimônio, criação e gestão de negócios criativos e culturais, captação de recursos e gestão de projetos de patrimônio. Os cursos serão ministrados por nomes que são referências em suas áreas e serão apresentados em vídeos com duração de até dez minutos. Os conteúdos ficarão disponíveis no site e nas mídias sociais do Bossa Criativa.

Paralelamente à programação, será lançado um edital nacional para propostas de oficinas em vídeos nas áreas de música popular, artes visuais, artes cênicas, literatura e gestão cultural. Haverá, ainda, uma chamada pública para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. Informações sobre o projeto

A programação continua pelos próximos meses deste ano e a ideia é que, em 2021, o projeto faça eventos presenciais em Ouro Preto, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Paraty (RJ), São Cristóvão (SE), São Luís (MA), Olinda (PE) e São Miguel das Missões (RS).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!