O poderoso grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton SE), que, além da Louis Vuitton, abarca algumas das marcas mais icônicas do universo da moda, como Dior e Fendi, anunciou que vai direcionar a capacidade produtiva de uma de suas unidades na França à fabricação de gel para a limpeza das mãos. A decisão, claro, deve-se à pandemia do Covid-19. A distribuição, por ora, será restrita à França. Lá, como em vários outros países europeus, os desinfetantes simplesmente sumiram das prateleiras.
"Diante do risco de carência do gel observada na França, Bernard Arnault (nome à frente do grupo) pediu às filiais de perfume e cosméticos para mobilizarem as suas capacidades produtivas para a fabricação e oferta às autoridades públicas de uma quantidade significativa do gel hidroalcoólico", disse o conglomerado, em comunicado.
A produção será entregue às autoridades sanitárias francesas. A distribuição deve priorizar os 39 hospitais da Assistência Pública - Hospitais de Paris (AP-HP). De acordo com o comunicado do grupo, a iniciativa vai perdurar o tempo que for necessário. A previsão é de que 12 toneladas sejam produzidas já na primeira semana, mas esse montante pode ser elevado.