A sonoridade do pífano cairia bem a música mineira. Melhor ainda se a pequena flauta transversal, aguda e de timbre intenso e estridente fosse combinada a viola caipira. A combinação, com um quê de desafio, afinal os dois instrumentos custam a ser domados, poderia ainda fugir do óbvio: no lugar de interpretar o cancioneiro raiz, enveredar por músicas modernas. Posto assim, em fluxo de consciência, fica mais fácil capturar a aventura que norteia o novo projeto do flautista André Siqueira, que está sendo lançado de maneira independente pelas redes sociais.

Formado por seis músicos e uma instrumentação inusitada composta por pífanos, flautas, voz, viola caipira e muita percussão, o grupo André Siqueira e o Trem Doido lança, nesta terça-feira (26), às 13h, o segundo vídeo em que reinterpreta composições de Milton Nascimento - desta vez, a escolhida foi “Maria Três Filhos”, composta em parceria com Fernando Brant.

O primeiro vídeo, uma interpretação de "Cravo e Canela", parceria de Bituca e Ronaldo Bastos, foi disponibilizado no dia 8, sexta-feira. "A ideia é disponibilizar uma música nova quinzenalmente, sendo que, no total, serão quatro canções", comenta o artista.

No repertório estão desde clássicos, como “Maria, Maria”, até o lado B da obra do expoente do Clube da Esquina.  Com influência da música nordestina e, em especial, de Carlos Malta e Pife Muderno, Siqueira adiciona novos elementos - voz e viola caipira - ao estilo tradicionalmente associado às bandas de pífano e percussão.  "É uma sonoridade nova, que a gente não está habituado a ouvir. Em geral, não encontramos essa combinação instrumental e de gênero", observa.

Online e em casa

Inicialmente, o objetivo do grupo era realizar um show de lançamento do projeto. A apresentação aconteceria no primeiro semestre deste ano, mas foi cancelada em razão da Covid-19. 

A escolha de levar o projeto para as redes sociais se deu pela urgência de ver o material finalmente disponibilizado - uma empreitada que se iniciou quando Siqueira escreveu os arranjos e foram iniciados os ensaios com o grupo, formado por Alice Valle (flautas), André Oliveira (viola caipira), Daniel Guedes (pandeiro), Mari Carvalho (percussão e voz) e Daniel Melão (percussão).

Como o sexteto já era presente nas plataformas digitais, a adaptação não foi difícil. "O público estava acompanhando nossos ensaios nas redes, a gente sempre colocava um trechinho... Quando lançamos o vídeo foi um barato", comemora o flautista. Trabalhoso mesmo foi concluir a produção das músicas e vídeos em um contexto de isolamento social.

"Gravamos as flautas e viola caipira em estúdio, no final do ano passado. Quando a gente se preparava para gravar as percussões, chegou a pandemia", lembra. "Com aquela ansiedade por concluir esse trabalho, decidimos gravar de forma caseira, cada um com seu equipamento, com seu celular, no seu cantinho. Tanto que isso está nos vídeos, cada um na sua casa", conclui.