“Você parte da tristeza, da dor e da indignação. Tudo isso é material para a gente.” A frase da coreógrafa e bailarina Suely Machado reflete bem o que tem sido estar longe dos palcos mas, ao mesmo tempo, ainda pensar na criação em tempos de pandemia. Fundadora do Grupo de Dança Primeiro Ato, do qual é diretora desde 1982, Suely e outros seis bailarinos da companhia continuam com corpos e mentes inevitavelmente ligados ao que acontece no que ela chama de “espaço-tempo”, tentando absorver sentimentos e transformá-los em arte.

Parte dessa intimidade será mostrada em vídeos gravados dentro de suas casas. Nessa produção, os artistas falam sobre a rotina e a trabalho em dias de confinamento, além de exibirem performances criadas especialmente para a temporada especial “Fora dos Palcos”, do programa “Retratos da Dança”, exibido pela Rede Minas. O episódio vai ao ar nesta segunda-feira (10), às 20h30. No mesmo horário, o público pode assistir também pelo portal da emissora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Artista, bailarina, professora, coreógrafa, encenadora, Diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de performances, do Primeiro Ato Centro de Dança e dos Projetos Artísticos Socias: "Venha ser meu Par" e "Dançando na Escola". Ministra a “Oficina do Gesto, Identidade e autonomia no movimento”, para dançarinos, atores, performer, músicos e pessoas de outras profissões que querem dançar. Voltou aos palcos depois de 20 anos de direção, nos espetáculos: “Três Luas” e “Terreiro” uma parceira com os integrantes do Grupo de Dança Primeiro Ato, o bailarino João Paulo Gross e a cantora Titane. Atuou como Conselheira do Festival de Dança de Joinville durante os anos de 2010, 2011 e 2012. Formada em Psicologia pela PUC Minas com especialização em Coreoterapia e Curso de extensão “Pedagogia do Movimento para o Ensino da Dança” na Faculdade de Belas Artes da UFMG. Possui 5 artigos escritos em Livros de dança. Membro do Fórum de Dança de BH. Atua a 40 anos no mercado da dança tendo recebido a Comenda de Mérito Artistico pela Câmera Municipal de Belo Horizonte e a Comenda de Mérito Artistico pelo extinto Ministério da Cultura. Júri Técnico do quadro “Dança dos Famosos” do programa Domingão do Faustão da Rede Globo. Atualmente oferece Curso de Dança on Line, para mulheres de variadas profissões que querem praticar ou aprender a dançar que intitulei de “Dança ainda sem nome”.

A post shared by Grupo Primeiro Ato (@grupo_primeiro_ato) on

“Alguns estão até fora do Brasil, mas nos ‘juntamos’ para podermos dar vazão à criatividade porque a gente saber que é no vazio que a gente cria. O que está preenchido pronto está. Nós criamos a partir do vazio, a partir da angústia existencial, do desejo de ressignificar as coisas no mundo. Esse momento, apesar de triste, é muito fértil em termos de criação”, comenta a coreógrafa. No entanto, Suely Machado pondera: “Não é fácil, a gente sente muita falta do presencial, não queremos ficar assim. Sabemos da necessidade do toque, do olhar”.

As performances criadas não obedeceram temas comuns e mostram exatamente o real durante o isolamento sem maquiagens, as diferenças dos espaços e das rotinas dos integrantes e como eles se adaptam a esse período. Essa diferença, aliás, “isso de juntar pontos radicalmente opostos”, é ressaltada por Suely como um motor criativo que move o grupo desde a sua fundação.

“Alguns partiram de poesias ou até mesmo da limitação do espaço. Estamos falando do corpo na pandemia, mas mais que isso: do movimento no espaço-tempo e a condição emocional nesse momento. Vieram muitas reflexões e isso nos rendeu muito material”, relata a coreógrafa. 

A união com a poesia e a dramaturgia, característica presente nos espetáculos do Primeiro Ato, também permeia as criações que serão exibidas no programa. “Não é somente uma virtuose física, mas principalmente a capacidade de emocionar com o gesto dramaturgicamente”, afirma Suely Machado.