"Quem dança seus males espanta". Foi pensando nisso que a partir desta quarta-feira (10), 35 profissionais de dança decidiram passar a quarentena por conta do coronavírus transmitindo aulas de dança através de um aplicativo na internet.

Até o próximo dia 21, o 3ª edição do Simpósio Internacional de Dança de Belo Horizonte – SID BH – (a primeira na versão online) irá promover mais de 20 atividades gratuitas, entre apresentações de dança, lives, debates e webinars. Na programação ainda tem 15 cursos teóricos, 30 aulas práticas para professores, bailarinos profissionais e em formação. Mais de 900 pessoas já fizeram as inscrições para participar do evento. As vagas para as aulas práticas já estão esgotadas. 

Entre os professores e convidados confirmados estão o argentino Luis Arrieta, Mário Nascimento (dança contemporânea), Katto Ribeiro (jazz), Tuca Pinheiro, Tânia Mara, o americano Michael Blake (dança moderna) e a crítica de dança Helena Katz. 

As três primeiras bailarinas do Brasil, Ana Botafogo, Cecília Kerche e Nora Esteves também vão participar de um bate papo e de uma masterclass. A programação completa e as inscrições estão no site e no Instagram@simposiodedanca

Encontros e trocas

Idealizada por Elaine Reis Facchini, diretora do Studio It, essa é a segunda edição evento e é a primeira vez que é realizado nesse formato on line, devido a Covid-19.

Segundo Elaine, o simpósio é a oportunidade de permitir trocas de experiências entre grandes mestres e alunos, profissionais e amadores, veteranos e iniciantes. "Reunimos profissionais do Brasil todo, todos os profissionais que estão participando estão recebendo também. É uma forma de ajudar a dança neste momento tão difícil, em que muitos artistas estão parados, afinal, não existe dança sem contato físico", avalia.