Tentando trazer à tela possibilidades narrativas diversas, o Cine Sesc Palladium abre a mostra Narrativas do Olhar, que exibe, a partir desta terça (02), 16 diferentes filmes, com entrada gratuita. “Tem um recorte de alguns filmes, onde há nitidamente uma escolha estética, uma preocupação da imagem. Os são filmes muito imagéticos ou que propõe uma nova forma narrativa. A narrativa, por si só, já propõe contar algo, mas nem sempre o olhar é para tornar algo belo, mas para potencializar a forma de contar uma história”, explica Arthur Senra, programador responsável pelo cinema do Sesc Palladium.

 

Na programação destaque para "O Moinho e a Cruz", de Lecha Majewski, onde é proposto a recriação inédita e em movimento da pintura "A procissão para o Calvário", de Pieter Bruegel. Cinema Novo, de Eryk Rocha, que traz o movimento cinematográfico homônimo em imagens de arquivo, depoimentos e uma montagem que apresentam as semelhanças dos filmes desse movimento, além de outras obras fictícias, narrativas repletas de escolhas estéticas.

“O documentário ‘Cinema Novo’ é um recorte desse movimento do cinema brasileiro. Na montagem dá para ver as semelhanças do movimento entre seus filmes. Isso está presente como uma pesquisa muito bem realizada pelo Eryk Rocha”, destaca Senra. Sobre “O Moinho e a Cruz”, ele destaca a capacidade imaginativa do diretor em criar uma obra que transita entre as artes plásticas e o cinema. “Ele propõe uma recriação trazendo movimento para a pintura”, destaca.

 

Já de 24 a 26/10, às 17h e 19h30, o Cine Sesc Palladium será ocupado pelo Festival Cine Memória que, além de exibir obras audiovisuais, tem em seu calendário a Mostra Oficial, com filmes convidados de relevância estética e temática, Mostra Paralela, que exibe filmes que foram inscritos por meio de edital nacional, e oficina de filme documentário..

A entrada em todas as sessões de outubro do Cine Sesc Palladium é gratuita e é necessário retirar ingresso 30 minutos antes.

 

MOSTRA NARRATIVAS DO OLHAR

02/10 a 31/10

Na ventania

02/10 e 18/10, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 12 anos  Direção: Martti Helde Ano: 2014 Duração: 87min Trailer

Erna vive com seu marido e sua filha em uma bela propriedade no campo, na Estônia, até que durante a Segunda Guerra Mundial o país é invadido por Stalin. Erna e sua filha são enviadas para uma fazenda de trabalhos forçados, na qual devem viver com apenas um pedaço de pão por dia. A estudante tenta se comunicar com seu marido, enviado a uma prisão, ou Gulag, através de cartas. Martti Helde filma a história de Erna em belos planos estáticos, ou tableaux vivants, desconstruindo e construindo o cinema como arte da imagem em movimento.

A garota de fogo

09/10 e 14/10, às 17h e 19h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Carlos Vermut  Ano: 2014 Duração: 127 min Trailer

Luis, um professor de literatura desempregado, tenta cumprir o último desejo de seu filha Alicia, de 12 anos de idade, que sofre de câncer. Em busca da satisfação da menina, ele conhece Damián e Bárbara e acaba entrando numa trilha incomum e obscura de chantagens.

Campo Grande

02/10 e 11/10, às 19h30 e 17h30

Indicação etária: 14 anos Direção: Sandra Kogut Ano: 2014 Duração: 108 min Trailer

Ygor e Rayane foram abandonados na porta de Regina, no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro. Essa chegada repentina e inesperada na vida de Regina e a busca pela mãe das crianças irá mudar suas vidas para sempre.

A passageira

03/10 e 16/0, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 14 anos Direção: Salvador del Solar Ano: 2016 Duração: 109min Trailer

A vida monótona de Magallanes é virada de cabeça para baixo no dia em que embarca em seu táxi Celina, uma mulher que ele conheceu nos violentos anos em que foi um soldado do Exército peruano e lutou contra o Sendero Luminoso. Este reencontro inesperado com o passado sombrio que os une, depois de 25 anos, fará o homem se jogar em um plano arriscado para tentar ajudar Celina a arrecadar dinheiro e talvez assim encontrar uma forma de se redimir pelo seu passado.

Demon

03/10 e 21/10, às 19h30

Indicação etária: 14 anos Direção: Marcin Wrona Ano: 2015 Duração: 94min Trailer

Piotr e Zaneta recebem de presente de casamento uma terra para construírem sua casa. Durante a preparação do solo, o noivo descobre ossos humanos. Esta será a primeira de uma série de acontecimentos bizarros que culminará com um violento espírito invadindo o casamento. Uma interpretação do mito judaico dybbuk, com uma magnífica trilha sonora composta por Krzysztof Penderecki ("O Exorcista" e "O Iluminado").

Assim que abro meus olhos

04/10 e 19/10, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Leyla Bouzid Ano: 2015 Duração: 102min Trailer

Túnis, verão de 2010, poucos meses antes da revolução. Farah tem 18 anos e está recém-formada, mas sua família já a vê como uma futura médica. Ela, no entanto, não pensa da mesma forma e tem como atividade preferida cantar em uma banda de rock engajada, com músicas que abordam temas políticos. Seu único plano no momento é aproveitar a vida intensamente, beber, descobrir amores e sua própria cidade durante a noite. Tudo isso contra a vontade de sua mãe Hayet, uma mulher que conhece muito bem a Tunísia e os seus perigos.

A Academia das Musas

04/10 e 17/10, às 19h30

Indicação etária: 10 anos Direção: José Luis Guerin Ano: 2015 Duração: 92min Trailer

Ao voltar de sua aula, um professor de filologia é questionado por sua mulher a respeito de seu novo projeto pedagógico. Ela está desconfiada da abordagem pedagógica que o marido pretende aplicar em sua “Academia das Musas”, um projeto em referências clássicas que promete contribuir para a rege- neração do mundo através da poesia. Ele fala de musas, essas figuras capazes de inspirar poetas a criar algo que não existia antes. O polêmico projeto desencadeia uma série de situações dominadas pela palavra e pelo desejo.

Tango Livre

05/10 e 10/10, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 14 anos Direção: Frédéric Fonteyne Ano: 2012 Duração: 98min Trailer

Jean-Christophe é um agente penitenciário pacato e sem história. Sua única alegria são suas aulas de tango uma vez por semana, onde um dia conhece a recém-chegada Alice. Ele se surpreende ao reencontrá-la na sala de visitas da prisão onde trabalha, quando ela vai visitar dois detentos: seu marido e seu amante. Estranhamente atraído por essa mulher, Jean-Christophe irá quebrar todas as regras que regeram a sua vida.

Irmã

05/10 e 20/10, às 19h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Zach Clark Ano: 2016 Duração: 91min Trailer

Outubro de 2008. A jovem freira Colleen tem evitado todos os contatos de sua família, até que recebe um e-mail de sua mãe Joani avisando que seu irmão está em casa. Na volta para seu lar de infância em Asheville, Carolina do Norte, Colleen encontra seu antigo quarto exatamente como deixou: pintado de preto e coberto com cartazes góticos e de bandas de Metal. Seu irmão, desde que voltou da guerra do Iraque, vive recluso na casa de hóspedes. Seus pais estão muito felizes por vê-la, mas durante sua visita tensões acontecem.

Cinema Novo

06/10 e 31/10, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 12 anos Direção: Eryk Rocha Ano: 2016 Duração: 90min Trailer

Cinema Novo mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil - a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução - e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

Cemitério do Esplendor

06/10 e 30/10, às 19h30

Indicação etária: 12 anos Direção: Apichatpong Weerasethakul Ano: 2015 Duração: 122min Trailer

Soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um belo soldado que ninguém vem visitar. No hospital, ela faz amizade com a jovem médium Keng que utiliza os seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos. Um dia, Jenjira encontra o diário de Itt preenchido com palavras e desenhos estranhos. Talvez haja uma conexão entre a síndrome enigmática dos soldados e o mítico local em que o hospital se encontra.

Body

09/10 e 27/10, às 19h30 e 15h

Indicação etária: 14 anos Direção: Malgorzata Szumowska Ano: 2015 Duração: 90min Trailer

Na Polônia dos dias de hoje, um perito criminal, sua filha anoréxica e a terapeuta da garota — que acredita poder se comunicar com pessoas mortas — têm suas histórias entrelaçadas. Nessa trajetória, defrontam-se três abordagens radicalmente diferentes sobre o corpo e a alma.

A garota sombria caminha pela noite

12/10 e 30/10, às 19h30 e 17h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Ana Lily Amirpour Ano: 2014 Duração: 100min   Trailer

Coisas estranhas acontecem em Bad City. Uma cidade fantasma iraniana, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer... vermelha como o sangue.

O Silêncio do Céu

10/10 e 13/10, às 17h30 e 19h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Marco Dutra Ano: 2016 Duração: 102min  Trailer   

Após ser vítima de um estupro dentro de sua própria casa, Diana escolhe manter o trauma em segredo. Mario, seu marido, também tem algo a esconder. O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma peculiar forma de violência.

Nossa irmã mais nova

14/10 e 27/10, às 17h

Indicação etária: 10 anos Direção: Kore-eda Hirokazu Ano: 2015 Duração: 126min Trailer     

Três irmãs – Sachi, Yoshino e Chika – vivem juntas em uma linda casa que pertence à família há anos, na cidade de Kamakura. Quando o pai delas, ausente nos últimos 15 anos, morre, elas decidem ir ao seu enterro. Lá elas conhecem a sua meia-irmã Suzu, uma tímida adolescente na qual elas se apegam muito rápido. Elas convidam Suzu para ir morar com elas, e quando o convite é aceito, uma nova vida de descobertas e alegrias começa para as quatro irmãs.

O moinho e a cruz

27/10 e 31/10, às 19h30 e 17h30

Indicação etária: 16 anos Direção: Lech Majewski Ano: 2011 Duração: 92 min Trailer  

Recriação arrebatadora da pintura épica de PieterBrugel A Procissão para o Calvário, de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para sua Virgem Maria. Assim o diretor conta a história da pintura por meio de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida cotidiana flamenga no século 16, em toda a sua ocre imundície, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político do momento. A pintura, literalmente, ganha vida neste filme em que as cenas invadem o espectador como um sonho adentra um corpo adormecido.

SERVIÇOS

Mostra Narrativas do Olhar

Data: 02 a 31/10/2018

Horário: 15h, 17h, 17h30, 19h30

Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão

Festival Cine Memória

Data: 24 a 26/10/2018

Horário: 17h e 19h30

Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão