Teatro

Com Nathalia Timberg, espetáculo 'Através da Iris' chega a BH

Peça, que aborda a trajetória de Iris Apfel, fica em cartaz no Teatro Sesiminas neste sábado e domingo

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 12 de abril de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Ícone da moda, empresária e designer de interiores, a estadunidense Iris Apfel, de 97 anos, segue na ativa, desenhando coleções de bolsas, joias, entre outros acessórios, que conquistam o público da mesma forma que sua própria personalidade. Criadora de frases icônicas, a exemplo de “more is more and less is a bore” (“mais é mais, e menos é chato”, em tradução livre) – a mesma que resume a minibiografia do seu perfil no Instagram, com mais de 1 milhão de seguidores –, Iris tem sua trajetória revisitada na peça “Através da Iris”, a ser encenada por Nathalia Timberg, 89, sábado (13) e domingo (14) no Teatro Sesiminas.

Com texto de Cacau Hygino e direção de Maria Maya, a peça baseia-se em um monólogo que desenvolve-se como uma entrevista. “Isso permitiu que Cacau pudesse usar os próprios textos dela e suas frases tão famosas para compor a dramaturgia”, observa Nathalia, que também valeu-se da autobiografia da designer, entre outros trabalhos sobre ela, para encarnar a personagem no palco.

A atriz pondera, contudo, que o público não vai encontrar “um carbono” de Iris, mas sim um olhar sobre essa mulher, cuja trajetória chama atenção para uma pessoa sempre conectada ao presente e com bastante apreço pela liberdade. “Iris não se prende a nenhuma linha, ela é altamente inovadora dentro desse mundo em que nós vivemos. Ela estudou história da arte, durante um tempo teve uma tecelagem, passou a atuar como decoradora de interiores até desenvolver suas coleções de acessórios, que refletem o gosto pessoal dela. Iris coleciona peças adquiridas pela mundo afora e mistura tudo, ela é absolutamente livre”, diz a atriz.

Nathalia pontua que, ao inserir-se no universo da moda dessa forma, Iris transgrediu regras e não se curvou a nenhuma “bitola”. “Ela, inclusive, é muito crítica em relação às possíveis imposições desse meio, à qualquer ideia de que você é obrigado a seguir um padrão para participar de determinado grupo. Ela defende uma postura de liberdade, sem aceitar nenhuma tutela, e isso é o que mais encanta. É uma verdadeira lição para o mundo que está aí”, completa.

Processo

Nathalia sublinha que este é o primeiro espetáculo centrado na vida de Iris. E, ao receber a notícia de que havia uma proposta de realizar essa montagem, a designer não só aprovou como expressou grande entusiasmo. “Ela ficou muito mexida com tudo isso, o que é engraçado, porque ela é cercada de tantas pessoas e possui milhões seguidores. Mas ter uma peça sobre ela, o que nunca tinha sido feito até agora, foi algo que a deixou muito estimulada e interessada nesse projeto”, diz a artista.

Embora já a conhecesse, Nathalia comenta que se surpreendeu com a história de Iris ao debruçar-se sobre o percurso dela. Além disso, a atriz afirma ter sido uma descoberta perceber que a designer possui vários admiradores no Brasil. “A resposta do público tem sido muito vibrante. Eu não imaginava que houvesse tantas pessoas que acompanhassem a Iris aqui e que pudessem se sentir estimuladas com o ‘croqui’ que estamos fazendo dela nesse espetáculo”, conclui a atriz.

Saiba mais

Em 2005, Iris Apfel foi homenageada com uma grande exposição realizada no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. A mostra reuniu mais de 80 looks compostos pela designer e foi vista por mais de 150 mil visitantes.

Agenda

O quê

Nathalia Timberg estreia “Através da Iris”.

Quando

Sábado (13), às 20h, e domingo (14), às 19h.

Onde

Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia).

Quanto

Plateias I e II – R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!