Embora as cortinas estejam cerradas, grande parte dos palcos ainda permanece visível aos olhos do público. Com toda a programação cultural cancelada no país por causa do novo coronavírus, para driblar o isolamento social sem precisar furar a quarentena, nesta terça-feira (19), Christiano Junqueira, Leandro Nassif e Rubens Ramalho apresentam a comédia "60 pra rir", mas dessa vez em casa. 

O espetáculo será transmitido pelo canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no YouTube. A apresentação, que vai acontecer ao vivo, está prevista para começar às 20h.

Além dos atores, apenas quatro pessoas estarão no teatro, respeitando as orientações dos órgãos de saúde: um técnico de som e luz, um operador de câmera, um responsável pela transmissão e um tradutor de libras. 

A peça conta a história de três amigos que, querendo sair da crise, topam fazer qualquer coisa para conseguir um emprego. Segundo o ator, Rubens Ramalho, o espetáculo conta de forma engraçada e irônica um problema social, mas que é a realidade  de milhares de brasileiros: o desemprego. 

Na apresentação, os amigos até tentam arrumar trabalho, mas a picaretagem é maior do que a qualificação. Com bom humor, música e improviso eles vão mostrar que é possível sair do buraco usando a criatividade por meio de situações divertidas e inusitadas.

Ensaios por videoconferência

"Nós fizemos a junção de dois trabalhos: o '60 pra rir' e o 'desempregados'. Nós fizemos a adaptação do roteiro e os ensaios por videoconferência. Nós, artistas, que vivemos do público e do palco vamos sofrer ainda mais. Estamos pensando em formato de lives e inovando, porque acredito que até o semestre do ano que vem não poderemos retornar. E mesmo quando tiver liberado os teatros, acho que muitas medidas vão ser tomadas em razão de segurança e vai diminuir muito o público, talvez, os teatros funcionem só com 50% de sua capacidade", avalia Rubens Ramalho.

A experiência online tem sido tão proveitosa que o ator também já estuda começar a gravar e transmitir online seus espetáculos de stand up comedy. "Acho que todos os artistas estão com a cabeça a mil para ter novas ideias e se adaptar aos novos. Claro, toda vez que não tem o calor da plateia se perde, mas é possível se divertir da mesma forma", completa. 

Sucesso

O engajamento virtual do público, em vídeos com reproduções de peças ou transmissões ao vivo, tem surpreendido quando o assunto é audiência. Nas duas primeiras transmissões no Canal do Cine Theatro Brasil no Youtube, as lives já tiveram mais de 108 mil visualizações. 

A apresentação desta terça-feira (19) é a terceira transmissão ao vivo de um espetáculo. O projeto "Live pra Rir" já exibiu as peças "Pérolas do Tejo", com Carlos Nunes, e "Guara-pa-rir" com Kayete e Guilherme Oliveira. 

Durante a primeira apresentação, 9.600 pessoas assistiram simultaneamente a live. O segundo espetáculo, "Guara-pa-rir", ultrapssou 48 mil visualizações. Em dias normais, a capacidade do teatro é de mil lugares. 

A proposta do projeto é levar, a cada 15 dias, um pouco de leveza e diversão para as pessoas que estão em casa, se cuidando, e também matar um pouquinho da saudade de toda atmosfera que envolve assistir a um espetáculo em um teatro.

Programe-se

O quê: Live Pra Rir: “60 pra rir”, com Christiano Junqueira, Leandro Nassif e Rubens Ramalho

Quando: Nesta terça-feira (19), às 20h 

Onde: Canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no Youtube  - www. youtube.com/CineTheatroBrasilVallourec

Quanto: Gratuito