O "Masterchef" acertou no formato de seu episódio de estreia que, pela primeira vez, foi ao ar domingo à noite, na Band. Esta décima edição começa com um desafio fora da cozinha: fazer o reality show gastronômico entrar em pé de igualdade com outras emissoras na batalha da audiência dominical. 

Neste quesito, o reality ainda tem de esquentar mais sua panela. O programa, no ar das 19h59 às 22h01, marcou pico de 5,4 pontos de audiência, com média de 4 pontos e 6% de share (participação entre os televisores ligados). Essa é a mesma média alcançada pelo programa em março do ano passado, no seu antigo horário. 

Apesar de estar aquém dos picos de 7 pontos já alcançados pelo reality em edições passadas, a Band viu um crescimento de 150% em sua audiência nesta faixa do domingo.   

O programa começou já criando disputas complexas para os 44 cozinheiros que buscam as 19 vagas iniciais na cozinha mais famosa da TV dos últimos 5 anos. A cada desafio, um grupo de aspirantes à chef assumia um lugar em uma bancada para encarar a primeira prova-relâmpago que testava habilidades básicas - ou nem tanto - na cozinha. Picar cebolas, limpar uma peça de contra-filé e tirar três filés perfeitos...

Já nesta etapa, muitos cozinhieros deram adeus ao programa, sem nem ganharem a chance de cozinhar para os chefs. Já os que passaram por essa etapa, conquistaram o direito de preparar um prato para a degustação dos jurados. Peixes, frutos do mar, carnes bovinas, suínas e aves. Teve de tudo no cardápio da noite, com acompanhamentos básicos como batatas-fitas até molhos gourmets como béarnaise. 

Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella não pouparam elogios nem críticas neste primeiro episódio. Como sempre, eles surpreenderam em seus comentários e falaram superbem de pratos simples e despretensiosos como um caldo verde; mas detonaram os participantes que servirar a eles pratos que deram errado, como uma farofa queimada e um molho que era para ser béarnaise, só que não. 

Em sua estreia, o "Masterchef" também soube dar um gancho para prender os espectadores, que ficaram com aquele gostinho de quero mais após o término do episódio. Mas, agora, só no domingo que vem ou na terça-feira, com o "Masterchef Para Tudo", nova atração apresentada por Ana Paula Padrão, com cenas inéditas dos episodios anteriores, bastidores e até receitas. 

"Masterchef" em seu novo horário já rendeu mais dinheiro para a Band. O programa estreou com todas as cotas de patrocínio vendidas. São 11 anunciantes e o maior faturamento do programa nesses 5 anos no ar. 

Atualizado às 13h10