Walt Disney (1901-1966) mal poderia imaginar que, ao perder os direitos sobre seu personagem, o Coelho Oswald, sua sorte mudaria para sempre. No final dos anos 20, o jovem desenhista saiu de uma reunião com investidores em Nova York sem contrato e sem Oswald, cujos direitos pertenciam aos empresários.
Foi na viagem de trem de volta para sua casa, em Los Angeles, que Disney decidiu substituir Oswald por outro roedor: um camundongo de nome Mortimer. Lilian, esposa de Disney, não gostou e sugeriu que fosse Mickey. Assim, de uma conversa entre marido e mulher, surgia um dos maiores ícones pop do mundo, que completa neste domingo (18) 90 anos.
Claro que o sucesso não chegou assim tão rapidamente. Walt Disney fez duas animações com Mickey, mas ambas não conseguiram espaço nos cinemas. Foi somente em 1928, com “Vapor Willie”, que o rato – ainda sem luvas brancas e com um focinho bem mais longo – estreou nas telonas. Com o sucesso, Disney conseguiu colocar em cartaz seus dois primeiros curtas com o personagem, “Plane Crazy” e “Gallopin’ Gaucho”. No ano seguinte, o desenhista apostou no cinema falado e colocou as primeiras palavras na boca do camundongo. Na animação “The Karnival Kid”, Mickey, já vestindo luvas, dizia: “Hot dogs! Hot dogs!”.
Os anos 30 foram de intensa produção e muitas mudanças físicas no personagem e, na década de 40, Mickey virou pop. Com “Fantasia” (1940), animação que é um marco do gênero, Walt Disney levou seu personagem a um nível de celebridade e impulsionou a notoriedade de sua fábrica de fazer animações de qualidade, como “Branca de Neve e os Sete Anões” (1938), “Pinóquio” (1940), “Dumbo” (1941) e “Bambi” (1942).
Nos anos 50, Disney continuou apostando nos contos de fadas clássicos e nas aventuras de Mickey. Esse é o legado do pai do famoso camundongo que perdura até hoje em seu estúdio que segue produzindo sucessos.
Após 1940, Mickey só cresceu. Ganhou novas histórias em longas e curtas-metragens. É o símbolo da The Walt Disney Company e personagem-símbolo dos parques da Disney pelo mundo – Califórnia, Flórida, Tóquio, Paris e Hong Kong. Só de ver a sombra das grandes orelhas, qualquer pessoa consegue saber que se trata de Mickey.
O personagem é tão pop que já subiu duas vezes no palco da cerimônia do Oscar: uma em 1998, ao lado do ator Tom Selleck, e outra em 2003, ao lado da atriz Jennifer Garner.
Para festejar o aniversário
Os canais Disney Channel e Disney XD estreiam neste domingo (18) “Surprise”, nova animação de Mickey que celebra o 90º aniversário. Já o canal Disney Junior apresenta episódios especiais do sucesso “Mickey: Aventuras Sobre Rodas.” Já na última semana de dezembro os canais irão exibir o show “Mickey’s 90th Spectacular”, que reuniu artistas e foi ao ar no começo deste mês na rede americana ABC, do grupo Disney. Quem está nos Estados Unidos pode conferir as comemorações nos parques e resorts da Disney e ver a exposição “True Original Exhibition”, que está em Nova York com trabalhos de diversos artistas inspirados no camundongo.