A passagem da infância para a adolescência não é exatamente uma fase tranquila – afinal, nesse período, as crianças precisam lidar com alguns medos e transformações físicas e emocionais que causam inseguranças e demandam aceitação. Para falar dessa transição de forma lúdica, o coletivo Toda Deseo apresenta, durante a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, o espetáculo “Quem É Você?”, no qual busca inspiração nos contos de fadas dos irmãos Grimm para levar ao palco certo suspense – mas com direito a um final feliz.

“O final feliz é importante por uma questão política – a gente quer que as pessoas sejam felizes como são – e por cuidado com as crianças”, explica a diretora Mariana Muniz. “Como nos contos dos irmãos Grimm, tudo dá certo, e, assim, a criança sai mais confiante do espetáculo”, diz. 

No palco, o público acompanha a história de uma criatura que nasce na floresta, e, por ser diferente, ninguém sabe exatamente o que ela é. Os seres da floresta, então, decidem eliminar essa criatura. A sorte é que, ao cair em uma teia, ela é salva por uma assustadora aranha. “O primeiro momento do espetáculo traz o medo com as sombras, a escuridão, a fumaça. Depois há a intervenção dessa aranha, que é um elemento de medo, mas se torna a salvadora”, conta Mariana. “Os contos de fada têm isso, porque, para a superação acontecer, o medo precisa existir”, defende. 

Ao crescer, essa criatura ganha a liberdade da aranha e sai pelo mundo, onde enfim se depara com um semelhante. Juntos, eles vivem aventuras na cidade. “Quem É Você?” é uma contação de história, que começa com o clássico “Era uma vez...” e se desenrola por meio de uma narrativa entrecortada por sons – a trilha sonora ajuda na construção do suspense – e dança.

Os elementos cenográficos – os monstros, a aranha, entre outros – nascem das formas e das coreografias dos atores. “No palco, o único cenário fixo é a teia de aranha. Toda a narrativa passa pelos nossos corpos”, conta o ator Rafael Bacelar. “Criamos as árvores, o julgamento, a floresta, a cidade”, diz. 

Apesar de a classificação do espetáculo ser livre, a diretora o recomenda para maiores de 7 anos. Mas sim, os pequenos podem entrar, porém, devem ficar no colo dos pais, pois o início, com pouca luz, pode assustá-los.

Serviço

“Quem É Você?”. De sexta (10) a domingo (12), às 18h, na Funarte MG (rua Januária, 68, centro). Ingressos: R$ 30 (valor da inteira, na bilheteria) e R$ 15 (nos postos do Sinparc).