RIO DE JANEIRO A novela “O Sétimo Guardião”, que estreia nesta segunda-feira (12), marca o retorno de Aguinaldo Silva ao gênero do realismo fantástico, ou seja, a trama vai misturar o universo mágico à realidade, mostrando elementos irreais ou estranhos como algo corriqueiro. “Comecei a perceber que a realidade estava ficando dura demais, e que nenhuma ficção poderia competir com isso. Além do mais, me divirto nesse estilo, onde tudo é possível, onde o escritor é senhor absoluto dos acontecimentos. Onde, se eu quiser, posso fazer até um carro voar. E, quando percebo que o espectador acreditou nessas ideias, a sensação é boa demais”, explica o autor, responsável por sucessos como “Senhora do Destino” (2004) e “Império” (2014).

A história se passa na fictícia cidade de Serro Azul, no interior do Brasil, vizinha de Tubiacanga e Greenville (cidades fictícias onde foram ambientadas as histórias de “Fera Ferida” e “A Indomada”, ambas escritas por Silva). Geograficamente, Serro Azul  não está localizada em nenhum Estado brasileiro, mas carrega traços que remetem a cidades históricas mineiras. E esse lugar guarda grandes histórias e muitos mistérios.

O principal segredo de Serro Azul é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, localizada em enorme reserva de água. A fonte é protegida por sete guardiães - o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor. Eles  têm como missão garantir que essa riqueza não chegue às mãos erradas. Para Silva, é um alerta sobre a importância de se preservar esse recurso natural. “A gente sabe que vai faltar água, não vai ter como alimentar e matar a sede de tanta gente na Terra”, explica.

Um novo guardião

“O Sétimo Guardião” se desenrola a partir do sumiço do gato Leon, animal de estimação do guardião-mor Egídio. Quando o bichano desaparece, seu dono avisa aos demais guardiões, pois sabe o que isso significa: que sua morte se aproxima, e que León foi atrás de um substituto.

O gato vai parar em São Paulo e cruza o caminho de Gabriel (Bruno Gagliasso), filho da gananciosa Valentina Marsalla (Lília Cabral) . Após o encontro com o bichano, o rapaz abandona a vida na capital paulista e parte rumo a Serro Azul, sem entender ao certo o que acontece. Ele, entretanto, foi o escolhido para substituir Egídio na irmandade que protege a fonte. E, lá, Gabriel também vai descobrir que é filho do guardião-mor.

Ao chegar em Serro Azul, o rapaz também conhece Luz (Marina Ruy Barbosa), uma garota que desde criança  tem sonhos misteriosos, e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer. Em pouco tempo, os dois percebem que algo forte os une: o amor. Disposto a viver esse sentimento, o jovem será capaz de enfrentar a fúria de sua mãe. E o casal ainda terá um obstáculo maior para encarar: Gabriel terá que escolher entre o amor de Luz e sua missão de ser o novo guardião-mor da fonte.

Peça

A Globo construiu uma cidade cenográfica de 18 mil metros quadrados para “O Sétimo Guardião”.

Ao todo, Serro Azul possui 38 edificações. É a maior cidade cenográfica já produzida pela emissora.

Uma fonte, com uma queda d’água de 6 m de altura e que fica dentro de uma gruta cenográfica de 1.000 metros quadrados, também foi construída nos Estúdios Globo.

Quem é quem

Gabriel (Bruno Gagliasso)
Filho de Valentina Marsalla (Lília Cabral), poderosa empresária do setor de cosméticos. No início da trama, está noivo de Laura (Yanna Lavigne). Depois que o gato León misteriosamente cruza seu caminho, em São Paulo, desiste de se casar e vai embora para Serro Azul, deixando tudo para trás. Se apaixona por Luz (Marina Ruy Barbosa).
 
Luz (Marina Ruy Barbosa) 
Recém-formada professora, foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Luz sabe, no entanto, que esse adjetivo não se aplica a ela. Desde pequena, tem sonhos enigmáticos, alguns deles visões de algo que está prestes a acontecer. Além disso, Luz se entende com o gato León através do olhar. Ela vai se apaixonar por Gabriel (Bruno Gagliasso).
 
 
Egídio (Antonio Calloni) 
É o guardião-mor da fonte. Reservado, só sai do casarão onde vive com o gato León quando precisa se reunir com os outros guardiães. Sua fiel escudeira é a empregada Judith (Isabela Garcia), a única pessoa de fora da irmandade a quem ele confia o segredo da fonte. No passado, Egídio foi noivo de Valentina (Lília Cabral). Ele a abandonou no altar após receber o chamado para ser guardião-mor.
 
Eurico (Dan Stulbach) 
Prefeito de Serro Azul, é ambicioso e sonha chegar a Brasília através da política. Casado com Marilda (Leticia Spiller), é pai de Geandro (Caio Blat) e Júnior (José Loreto). É muito apaixonado pela mulher e um bom pai para os filhos, apesar de não esconder sua preferência por Júnior.
 
Feliciano (Leopoldo Pacheco) 
Mendigo, está sempre a postos em frente à igreja, observando tudo o que acontece na cidade. Afirma que é descendente de índios. Algumas pessoas dizem que ele é louco, mas, na verdade, Feliciano é o mais sensato entre os guardiães.
 
José Aranha (Paulo Rocha) 
É o médico de Serro Azul. Filho amoroso, faz de tudo para que a mãe, a beata Mirtes (Elizabeth Savalla), e sua esposa, Stella (Vanessa Giácomo), por quem é completamente apaixonado, se entendam. Mirtes, no entanto, não se cansa de jogar na cara da nora que ela não é capaz nem de lhe dar um neto.
 
Joubert Machado (Milhem Cortaz) 
Delegado de Serro Azul. É casado com a exuberante Rita de Cássia (Flávia Alessandra). Apesar dos anos de casamento, eles conseguem manter o fogo da paixão. Machado tem um segredo íntimo que esconde a sete-chaves: ele gosta de usar calcinhas.
 
Milu (Zezé Polessa) 
Dona da loja de produtos esotéricos Cristalina. Bem no alto de uma prateleira, tomando conta de tudo, está Minerva, sua coruja de estimação e seu talismã, que tudo vê, embora esteja empalhada. Alguns dizem que Milu é uma bruxa, porque consegue traçar o perfil de uma pessoa apenas ao observá-la.
 
Ondina (Ana Beatriz Nogueira) 
Durante o dia, cuida de sua pousada, a única da cidade. À noite, é cafetina do bordel Paraíso da Ondina. Protege como uma mãe as meninas que trabalham para ela, além de Adamastor (Theodoro Cochrane), seu fiel escudeiro na administração tanto da pousada quanto do bordel. Ondina é uma mulher alegre, que só não consegue manter o bom humor quando cruza com Mirtes (Elizabeth Savalla), com quem vive em pé de guerra.
 
Valentina Marsalla (Lília Cabral) 
Famosa empresária do ramo de cosméticos, não abre mão do glamour. Mãe de Gabriel (Bruno Gagliasso), seu grande objetivo é que o filho se case com Laura (Yanna Lavigne), herdeira do milionário Olavo (Tony Ramos), garantindo, assim, o futuro de seus negócios. Na juventude, Valentina foi abandonada no altar por Egídio (Antonio Calloni) e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar.
 
Olavo (Tony Ramos) 
Empresário milionário, é pai de Laura (Yanna Lavigne). Movido pela ambição por dinheiro, seu único ponto fraco é a filha. Ele é capaz de qualquer coisa para vê-la feliz.
 
Laura (Yanna Lavigne)
Órfã de mãe, cresceu sendo mimada pelo pai, o milionário Olavo (Tony Ramos). No início da trama, é noiva de Gabriel (Bruno Gagliasso).
 
Louise Marie (Fernanda de Freitas) 
Assistente de Valentina (Lília Cabral), está sempre a postos para as ordens da empresária. Mantém um caso com Sampaio (Marcello Novaes).
 
Sampaio (Marcello Novaes) 
Motorista, segurança e pau-para-toda-obra de Valentina (Lília Cabral). Enigmático, ele vê e ouve muitas coisas sobre a patroa. Ganhou a confiança dela e sabe o bastante para fazê-la cair do cavalo, não fosse o fato de que, se abrisse o bico, também se daria mal. Tem um caso com Louise Marie (Fernanda de Freitas).
 
Marcos Paulo (Nany People)
Químico que trabalhou com Valentina (Lília Cabral) no passado, mora em Paris. Receberá uma proposta da empresária e voltará ao Brasil.
 
Sóstenes (Marcos Caruso) 
Avô de criação de Luz (Marina Ruy Barbosa), é um homem sensato e justo, que faz qualquer coisa pela neta.
 
Marilda (Leticia Spiller) 
Primeira-dama de Serro Azul, é casada com Eurico (Dan Stulbach) e mãe de Geandro (Caio Blat) e Júnior (José Loreto). É irmã de Valentina (Lília Cabral), de quem faz de tudo para se reaproximar. Aparenta ser bem mais jovem do que realmente é, mas não revela a ninguém qual o seu segredo de beleza.
 
Geandro (Caio Blat) 
Filho mais velho do prefeito Eurico (Dan Stulbach) e da primeira-dama Marilda (Leticia Spiller), é um rapaz tranquilo, muito amigo de Luz (Marina Ruy Barbosa). No passado, se envolveu com drogas, ehoje luta para reconquistar a confiança dos pais. É apaixonado por Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer).
 
Júnior (José Loreto)
Filho do prefeito Eurico (Dan Stulbach) e da primeira-dama Marilda (Letícia Spiller). Tem verdadeira fixação por Luz (Marina Ruy Barbosa) e tenta estar sempre perto da jovem, que não dá a mínima para ele.
 
Rita de Cássia (Flávia Alessandra) 
De uma beleza estonteante, é casada com o delegado Machado (Milhem Cortaz) e apoia o marido no hábito de usar calcinhas. Tem o sonho de se tornar uma estrela de cinema e tentará convencer Machado a deixar que ela participe do documentário que Leonardo (Jaffar Bambirra) pretende fazer sobre Serro Azul.
 
Nicolau (Marcelo Serrado) 
Dono de um trailer instalado na praça da cidade, é um homem simples e trabalhador. É casado com Afrodite (Carolina Dieckmann) e pai de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Seu maior desejo é ter um filho jogador de futebol. Como Bebeto não leva jeito para o esporte, Nicolau segue na tentativa de ter um outro filho que possa lhe dar essa alegria. Todos os meses, ele conta os dias para a chegada do período fértil da esposa e não dá descanso a ela quando a esperada data chega.
 
Afrodite (Carolina Dieckmann) 
Casada com Nicolau (Marcelo Serrado) e mãe de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Dedicada aos filhos e ao marido, está sempre ajudando no trailer, além de cuidar dos afazeres domésticos. Ama Nicolau, mas está cansada da obsessão dele em ter mais filhos.
 
Clotilde (Adriana Lessa) 
É professora e dona do salão de beleza Cloclothes. Casada com Tobias (Roberto Birindelli), mãe de Leonardo (Jaffar Bambirra) e Margareth (Ana Clara Gomes Couto). É a única pessoa de Serro Azul que mantém contato com Valentina (Lília Cabral), acreditando que a empresária a considera sua amiga.
 
Mirtes (Elizabeth Savalla) 
É a líder do grupo de beatos de Serro Azul. Mãe do doutor Aranha (Paulo Rocha), nunca aceitou o casamento do filho com Stella (Vanessa Giácomo) e passa os dias a infernizar a vida da nora, dizendo que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Dissimulada, Mirtes sempre consegue esconder do filho suas armações contra Stella. É ex-sogra de João Inácio (Paulo Vilhena), que foi casado com sua filha que morreu, e avó de Guilherme (Caio Manhente). Assim como Stella, João Inácio é alvo de Mirtes. A beata persegue o ex-genro e não poupa intrigas para que Guilherme se afaste do pai. É a maior inimiga de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), que ela considera ser a encarnação do pecado.
 
Stella (Vanessa Giácomo)
Casada com o médico José Aranha (Paulo Rocha), mora na mesma casa que a sogra, Mirtes (Elizabeth Savalla), que faz de tudo para atormentar sua vida. No passado, Stella perdeu um bebê que esperava e nunca mais conseguiu engravidar. Mirtes vive jogando na cara da nora que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Apesar de contar com o apoio do marido, Stella por vezes se sente insegura em meio às insinuações da sogra e tem que ser forte para não sucumbir a um vício antigo: a bebida.
 
João Inácio (Paulo Vilhena) 
Viúvo desde que a esposa, filha de Mirtes (Elizabeth Savalla), morreu, cria sozinho o filho Guilherme (Caio Manhente). Vai todas as noites ao bordel dançar com Stefânia (Carol Duarte), o que Mirtes usa como munição para colocar Guilherme contra o pai.
 
Padre Ramiro (Ailton Graça)
Padre da igreja de Serro Azul. É um homem de profunda vocação religiosa, mas de pavio curto, e não tolera conversas paralelas em suas missas.
 
Maltoni (Matheus Abreu)
Sacristão, tem uma beleza que provoca alvoroço entre as mulheres durante as missas.
 
Jurandir (Paulo Miklos) 
Católico fervoroso, está sempre com Mirtes (Elizabeth Savalla), Liliane (Simone Zucato) e Roseane (Talita Fusco). É pai de Elisa (Giullia Buscacio). Seu grande sonho é que a filha siga a vida religiosa e se torne freira.
 
Elisa (Giullia Buscacio) 
Filha de Jurandir (Paulo Miklos), é uma jovem doce, melhor amiga de Luz (Marina Ruy Barbosa). Vai se interessar por Maltoni (Matheus Abreu).
 
Adamastor (Theodoro Cochrane) 
Homem refinado, é o braço-direito de Ondina (Ana Beatriz Nogueira) na administração da pousada e do bordel, tem sempre um conselho bem-humorado para a cafetina e para as meninas que trabalham ali.
 
Stefânia (Carol Duarte) 
Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Gagueja quando está nervosa. Vai se apaixonar por João Inácio (Paulo Vilhena) e, junto com ele, terá que enfrentar a difamação provocada por Mirtes (Elizabeth Savalla), ex-sogra do rapaz.
 
Luciana (Josie Pessoa)
Trabalha na pousada e no bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Seu jeito meio bruto costuma atrair alguns homens e espantar outros.
 
Socorro (Inês Peixoto) 
Secretária na prefeitura de Serro Azul, é uma mulher religiosa, que criou sozinha as duas filhas, Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) e Raimunda (Julia Konrad).
 
Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer)
Filha de Socorro (Inês Peixoto) e irmã de Raimunda (Julia Konrad). Linda e ambiciosa, é apaixonada por Júnior (José Loreto). Vê Luz (Marina Ruy Barbosa) como sua grande rival.
 
Raimunda (Julia Konrad)
Filha mais velha de Socorro (Inês Peixoto), é o oposto da irmã Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer): a vaidade não é prioridade em sua vida. Nutre uma paixão recolhida por Geandro (Caio Blat).
 
Judith (Isabela Garcia) 
Empregada no casarão de Egídio (Antonio Calloni), é absolutamente leal ao patrão. É casada com Robério (Heitor Martinez).
 
Robério (Heitor Martinez) 
Jardineiro no casarão de Egídio, é um homem ambicioso, de caráter duvidoso. É casado com Judith (Isabela Garcia).
 
Neide (Viviane Araújo)
Trabalha no salão de Clotilde (Adriana Lessa). Quando sua mãe, Firmina (Guida Viana), chega à cidade, é obrigada a hospedá-la. Apesar de ser uma pessoa otimista, Neide tem um lado triste: no passado, foi obrigada a abandonar a filha recém-nascida e seu maior sonho é reencontrá-la.
 
Fabim (Marcello Melo Jr.) 
Operário da empreiteira que vai reformar o casarão de Valentina (Lília Cabral) em Serro Azul.