Com foco na transparência das marcas, na promoção de discussões de gênero e diversidade dentro da indústria da moda, a capital mineira recebe, a partir desta terça-feira (23), no Museu da Moda, a 6° edição da Semana Fashion Revolution Belo Horizonte. O evento, que acontece em diversas cidades do mundo desde 2014 e busca levantar o debate para políticas públicas que promovam um consumo sustentável e consciente da moda, vai até o próximo dia 28 de abril (domingo).

“O encontro possui um viés político. Há a necessidade de se levar para o debate público caminhos para uma indústria livre de trabalhos análogos à escravidão e que se respeite a diversidade”, explica Valéria Said, jornalista e co-organizadora da Fashion Revolution Belo Horizonte.

A ação nasceu em Londres, em 2014, em decorrência de um desastre industrial, em 2013, em Bangladesh, em que um edifício desabou e matou 1.138 pessoas, além de deixar outras 2.500 feridas. Maioria mulheres que trabalhavam para grandes confecções.

A jornalista ainda destaca, como tema de uma das rodas de conversa que compõem a programação do encontro, a transparência na comunicação das marcas com o consumidor final. Para ela, é necessário que fique claro para o consumidor qual a origem da roupa que ele veste. Para isso, é necessário que se discuta a forma como as marcas se comunicam com o público final.

“Mostrar quais as marcas ainda insistem em manter trabalhadores sob regimes análogos à escravidão, que não respeitam o meio ambiente. Para isso, precisamos entender como as marcas estão se comunicando, estão divulgando e apresentando essa transparência”, destaca Valéria. “No evento, vamos também simular o valor justo e real de uma roupa que respeita uma lógica consciente desde a plantação do algodão ao acabamento”, afirma.

A Semana Fashion também contará com palestras a respeito de gênero e políticas públicas contra o feminicídio, e também diversidade racial dentro da moda.

“Se a indústria é formada, em sua maioria, por trabalhadoras, torna-se necessário que políticas públicas pensadas para preservação da vida e do direito dessas mulheres estejam sempre em pauta”, afirma.

Agenda

O quê

6° Semana Fashion Revolution BH.

Quando

De terça (23) a domingo (28).

Onde

Museu da Moda (rua da Bahia, 1.149, centro).

Quanto

Gratuito.