O ator Gary Sinise, de “CSI: NY”, vai engrossar o elenco da série “13 Reasons Why”, da Netflix. Ele foi escalado para entrar na quarta e última temporada da atração, que já está em fase de produção. Sinise vai interpretar o dr. Ellman, um terapeuta de família que vai ajudar Clay (Dylan Minnette) a superar seus traumas do passado no último ano da escola. Na quarta fase da série adolescente, os personagens principais vivem sua graduação na high school, o Ensino Médio americano. 

A contratação de Sinise (também conhecido pelo filme “Forrest Gump”) é mais uma maneira de a Netflix tentar contornar as críticas que recebeu de espectadores e entidades por tratar o suicídio de forma preocupante. A polêmica se deu não pelo tema, mas principalmente por causa da cena do episódio que encerra a primeira temporada, que acompanha o suicídio de Hannah (Katherine Langford), personagem principal. 

A cena mostrava Hannah em um ritual de preparação para a morte. Ela entrava no banheiro, pegava a navalha, cortava os pulsos e morria na banheira. Todos os passos eram observados pela câmera. E o verbo está assim, no passado, porque a empresa cedeu às pressões e decidiu editar boa parte da cena, que chocou especialmente mães e pais de adolescentes, além de profissionais da saúde. A Netflix disse que a cena foi cortada a pedido da comunidade médica.

Mesmo com as críticas, a série não se acanhou e voltou a tratar de temas relevantes, porém polêmicos, em sua segunda temporada, que teve uma tentativa de massacre na escola e assassinato. A terceira trouxe as consequências desses dois anos turbulentos, que teve estupros, negligências, bullying, homofobia.

Ter a figura de psicólogo de família em sua nova temporada é um modo de resolver a trama e curar as feridas de seus personagens para satisfazer o público em geral, mostrando aos adolescentes que é importante sim, procurar ajuda. Soa até como um pedido de desculpas da Netflix diante do aumento do número de suicídios de jovens entre 10 e 17 anos nos Estados Unidos após a estreia da série. 

Na sinopse da quarta temporada, que deve estrear em 2020, o personagem de Sinise é descrito como empático e enérgico. Ele vai ajudar Clay a lidar com a ansiedade e a depressão.