A gastronomia mineira é única, mas também é diversa e formada por influências de imigrantes italianos, árabes, judeus, franceses, africanos, entre outros. E é para celebrar essa mistura, que será lançado, justamente no aniversário de 123 anos de Belo Horizonte, neste sábado (12), um documentário sobre o tema, intitulado "123...Beagá: Nossas Influências".
Participam do documentário especialistas como Adriano Vilhena, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, e descendentes de famílias que fundaram restaurantes da cidade, como o chef Remo Peluso, do Província de Salerno, e Gaby Madi, proprietário do Vila Árabe. Há também gravações de receitas, como no Mineirin do Prado, com o chef Radwan Homsi, um libanês.
O filme ainda faz uma visita por pontos turísticos, praças, centros comerciais e museus, oferecendo, assim, um roteiro turístico focado na arquitetura, no comércio e na vida social de BH- tudo permeado pela culinária típica dos estrangeiros.
A ideia é que esse roteiro proposto no documentário fique como legado após a pandemia do coronavírus.
O lançamento do mini-documentário ocorre pelo canal do youtube da agência de turismo Livre Viagens, às 20h deste sábado (12). "123...Beagá: Nossas Influências" tem co-realização d’A Produtora.