Cinema e bate-papo

Nesta quarta, Cine 104 promove a estreia do projeto Café com Diretor

Convidado da noite é o cineasta cearense Guto Parente, diretor de 'A Misteriosa Morte de Pérola', que será exibido antes do debate sobre os rumos do audiovisual no país

Por Bruno Mateus
Publicado em 16 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Do outro lado da linha, o cineasta cearense Guto Parente faz uma pausa de dois segundos, como para organizar as ideias, e reflete sobre o atual momento do audiovisual no país. Segundo o realizador, atravessamos um período paradoxal. Ao mesmo tempo em que o cinema brasileiro vive uma das melhores fases das últimas décadas, com o crescimento da indústria e uma visibilidade cada vez maior no mundo inteiro, ele diz que, por outro lado, algo está fora da ordem.

“Temos um governo absolutamente nefasto, que tem lançado uma guerra cultural e ideológica que não leva em consideração os fatores econômicos que a indústria do audiovisual tem mostrado”, aponta.

Os rumos do cinema brasileiro e os desafios da produção no cenário atual – e outros assuntos relativos ao universo da sétima arte – serão debatidos, na noite desta quarta-feira (16), na estreia do projeto Café com Diretor, idealizado pelo Cine 104, que receberá, um vez por mês até dezembro, um cineasta para um bate-papo após a exibição de um filme do convidado. Nesta quarta, o público poderá ver “A Misteriosa Morte de Pérola”, longa de Guto e Ticiana Augusto Lima, que continua em cartaz no espaço nesta quinta (17) e nos dias 23 e 24 deste mês.

Na roda de conversa, o cearense também vai abordar outras produções, como “Inferninho”, que esteve na Mostra de Tiradentes deste ano, e “O Clube dos Canibais”, lançado há poucos dias. O filme rodou festivais em todo o mundo e ficou em cartaz durante uma semana em BH – a distribuição dos filmes nacionais também estará na pauta do debate. 

Com um enredo que gira em torno de membros de um clube que comem a carne de seus empregados, o longa, segundo Guto, fala muito sobre o Brasil: “Ele representa uma condição da nossa sociedade. A impressão que tenho é que essa elite perdeu qualquer pudor e não sente que precisa mais fingir qualquer tipo de humanidade”.

Agenda

O quê. Café com Diretor recebe Guto Parente.
Quando. Quarta (16), às 19h30.
Onde. Centoequatro (praça Rui Barbosa, 104, centro).
Quanto. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!