Legado

Nesta quinta, entra no ar o novo site dedicado a Murilo Rubião

Endereço eletrônico reúne materiais como fotos, manuscritos, um livro completo digitalizado e cartas de amigos, como Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade

Por Patricia Cassese
Publicado em 06 de outubro de 2022 | 10:32
 
 
 
normal

Jornalista, editora e sobrinha do escritor Murilo Rubião (1916 – 1991), Sílvia Rubião comenta sobre o crescente interesse pela obra do saudoso autor mineiro, reverberada, por exemplo, pela adaptação contínua de contos de sua autoria, alinhados ao realismo mágico, a esferas como as do teatro, do cinema e do universo dos quadrinhos, bem como à das artes plásticas. “A gente vê que a obra dele continua viva, despertando muito interesse. Por tratar da condição humana, ela é atemporal”, explana Sílvia, registrando que, ao mesmo tempo, também vem notadamente aumentando o interesse pela literatura fantástica em língua portuguesa. Este foi um dos motivos que a levaram, enquanto gestora da obra do tio, a colocar agora em prática um projeto antigo: o de criar um novo site dedicado ao escritor de obras como “O Ex-Mágico” (1947), bem como fundador do icônico Suplemento Literário de Minas Gerais e chefe de gabinete do ex-presidente Juscelino Kubitschek quando este foi governador de Minas Gerais, para citar algumas balizas da vida de Rubião. O endereço eletrônico poderá ser acessado a partir desta quinta-feira: www.murilorubiao.com. A página traz cinco seções temáticas, que incluem Vida, Obra, Murilianas — adaptações das criações originais — e Galeria de Fotos.

“O site original foi criado há cerca de 20 anos, mas se encontrava muito desatualizado, tanto em termos de conteúdo quanto em termos de tecnologia. Ao longo dos anos, até foi feita uma atualização pontual, mas, agora, com os avanços tecnológicos, para torná-lo acessível a smartphones e tablets, foi necessário fazer um outro site”, explica Sílvia, ressaltando que a dificuldade maior da empreitada foi realmente transpor, para a web, a grandeza, a dimensão do acervo do escritor, que se encontra abrigado no Acervo de Escritores Mineiros na UFMG (AEM), espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. .

“São mais de nove mil itens. Um trabalho realmente desafiador”, reconhece ela, que, nesta tarefa, contou com a parceria do professor Cleber Cabral, pesquisador do Núcleo de Estudo do Acervo. A programação digital e o design do site foram criados pelo escritório Nemer Fornaciari Design. “O principal objetivo da iniciativa, entendo, é de fato ampliar o acesso a esse acervo, até então mais limitado ao próprio público da UFMG: estudantes, professores e pesquisadores que trabalham lá, ou pessoas que podiam eventualmente se deslocar até lá. Agora, com as novas tecnologias, a versão também em inglês, assim como os contos em outras línguas (em francês, espanhol e alemão, principais línguas nas quais Rubião foi traduzido), a gente amplia muito a possibilidade do conhecimento à obra dele e o acesso ao acervo, que não só é riquíssimo, como, para além, forma um painel muito vasto e rico da própria vida literária do país dos meados do século passado”, explana Sílvia. O site também conta com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras e ferramentas para deficientes visuais, como seleções de alto contraste, tamanho da fonte e tela em preto e branco. 

Uma das novidades do lançamento, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, será a realização de palestras voltadas a estudantes do Ensino Médio, além da disponibilização de material didático, originalmente editado em 2016, marco do centenário do escritor, com sugestões de como trabalhar a obra de Rubião com adolescentes. Além disso, com o novo site, chegam ao público documentos raros e inéditos. “Um exemplo é uma entrevista do professor Antonio Candido (1918–2017), um dos maiores críticos literários do país, se pronunciando sobre a importância de Murilo Rubião, por ele também não ter compreendido essa obra quando lançada. Então, ele faz essa revisão do pensamento dele sobre a obra. E, ainda, dois áudios inéditos, um de uma palestra que fez num congresso, para uma plateia só de escritores, praticamente todos daquela época, e outro de uma entrevista concedida a dois jornalistas mineiros", conta Sílvia. Sobre o podcast, ela relata que o primeiro episódio se dedica às narrativas fantásticas.

"No site, mostramos também uns documentos e objetos muito interessantes, como a Bíblia que ele usava. Porque todos os contos dele são precediddos por uma epígrafe bíblica, então, temos lá um fac-símile com varias anotações dele, com grifos. E temos um livro raro também, na íntegra, que é a primeira edição de 'A Estrela Vermelha' (1953), feita com recursos próprios, e numerada. Uma raridade. É muita coisa. Eu acrescentaria ainda a correspondência com os contemporâneos, que é muito interessante, e também as novas leitura da obra dele feitas pelo teatro, cinema, histórias em quadrinhos... Toda uma adaptação da obra dele para essas linguagens", aponta, adicionado que o desafio, agora, é o de continuar atualizando a página

Sobre Murilo Rubião

Murilo Rubião nasceu em Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas, em 1916. Foi criado em Belo Horizonte, onde veio a falecer em 1991. Graduado, foi funcionário público, chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek, no governo de Minas Gerais e adido à embaixada brasileira na Espanha. Como jornalista criou em 1966 o Suplemento Literário do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Publicou O ex-mágico (1947), A estrela vermelha (1953), Os dragões e outros contos (1965), O pirotécnico Zacarias (1974), O convidado (1974), A casa do girassol vermelho (1978) e O homem do boné cinzento e outras histórias (1990). É considerado o introdutor do gênero realismo fantástico no Brasil.

Com uma obra de exatos 33 contos, Murilo Rubião não deixou textos inéditos para publicação póstuma — o único conto considerado por ele pronto para publicação foi “A Diáspora”, que integra o livro “Contos Reunidos” (1998), organizado por Vera Lúcia Andrade. 

Serviço

Lançamento do novo site do escritor Murilo Rubião

Quando: Quinta-feira, 6/10

Acesso: www.murilorubiao.com

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!