A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou na semana passada a lista dos finalistas ao 62º Prêmio Jabuti, que tem o propósito de premiar os melhores livros brasileiros publicados em 2019 em diferentes categorias.
Três obras de professores da UFMG estão entre as finalistas da premiação, considerada a mais importante do país na área de criação e produção de livros no país. O prêmio reúne 20 categorias – em cada uma, foram anunciados 10 finalistas. Os vencedores de cada uma e o ganhador do Livro do Ano serão conhecidos em cerimônia de premiação on-line, no dia 26 de novembro.
Na categoria Ciências Humanas, no eixo Ensaios, concorrem Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da Federal, com "O pêndulo da Democracia", da Editora Todavia, e Heloísa Starling, do Departamento de História, autora, junto com Lilia Schwarcz, do "Dicionário da República", publicado pela Companhia das Letras.
Também são autores do livro organizado por Heloísa Starling os professores da UFMG Newton Bignotto, Gabriel Pancera e Helton Adverse, além dos pesquisadores do Projeto República Bruno Viveiros Martins, Marcela Telles e Pauliane de Carvalho Braga.
Já na categoria Tradução, o professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras, é finalista com "Ao Kurnugu, terra sem retorno – descida de Ishtar ao mundo dos mortos", lançado pela Kotter Editorial.
*Com informações da assessoria de imprensa da UFMG