O cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas, o CineBeto, realiza uma sessão especial no próximo dia 5.
O programa de exibições traça um paralelo entre o cinema e a música e foi batizado de CineMúsica. Serão exibidos três curtas-metragens sobre o Choro, gênero tipicamente brasileiro, com ilustrações musicais do violonista Carlos Walter e do multinstrumentista Marcelo Jiran. A sessão é gratuita.
Após a sessão, haverá roda de debates com a presença dos músicos, que farão comentários sobre compositores, variações rítmicas e os instrumentos do Choro.
SINOPSE e FICHA TÉCNICA:
"Um choro de menino"
Sinopse: História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.
Gênero: Animação, comédia
Diretor: William Cogo
Duração: 5 min Ano: 2002
País: Brasil
"Chorinhos e chorões"
Sinopse: O Chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX e tem sua origem ligada ao músico Joaquim Antônio da Silva Calado. Gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. Os mais conhecidos chorões foram Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio silva e Altamiro Carrilho, na flauta; Jacob Bittencourt (Jacob do Bandolim) e Luperce Miranda, no bandolim.
Gênero: Documentário
Diretor: Antônio Carlos da Fontoura
Duração: 11 min Ano: 1974
País: Brasil
"Descobrindo Waltel"
Sinopse: Documentário sobre a incrível trajetória do maestro Waltel Branco.
Gênero: Documentário
Diretor: Alessandro Gamo
Elenco: Dom Salvador, Durval Ferreira, Ed Motta, Hermínio Bello de Carvalho, Ricardo III, Roberto Menescal, Sérgio Cabral, Waltel Branco
Duração: 15 min Ano: 2005
País: Brasil
Serviço:
CineBeto realiza CineMúsica em setembro
5 de setembro, às 19h30.
Av. Brasil, 248, sala 1102. Santa Efigênia.
Entrada gratuita.