Saúde

Saiba mais sobre a doença rara de Justin Bieber

Síndrome de Ramsay Hunt provocou uma paralisia facial no astro canadense que o fez cancelar sua turnê

Por O Tempo Diversãp
Publicado em 20 de junho de 2022 | 11:03
 
 
 
normal

O astro canadense Justin Bieber, 28,  surpreendeu o mundo ao revelar há dois anos que sofre de uma  doença rara,  a síndrome de Ramsay Hunt. Na semana, ele, inclusive, anunciou que teve que cancelar shows de sua turnê por conta de uma paralisia em metade do seu rosto.
 
"Como você provavelmente pode ver no meu rosto, eu tenho uma síndrome chamada síndrome de Ramsay Hunt. É esse vírus que ataca o nervo do meu ouvido e da face que fez com que meu rosto ficasse paralisado", disse Bieber explicando como se manifesta a doença.
 
 
"Como você pode ver, este olho não está piscando. Eu não posso sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não se move, então há paralisia total deste lado do meu rosto", disse o cantor Bieber apontando para o lado direito do rosto.
Bieber falou que a doença é muito séria e que o corpo dele está dizendo que precisa desacelerar. "Então, para aqueles que estão frustrados com meus cancelamentos dos próximos shows, eu sou fisicamente obviamente incapaz de fazê-los. Isso é muito sério, como você pode ver", disse o artista.
 

Entenda a síndrome de Ramsay Hunt

 
Mas o que é essa síndrome de Ramsay Hunt? O neurocientista neurocientista e biólogo, PhD Dr explica o que é essa doença e a descreve da seguinte forma: “A síndrome de Ramsay Hunt é uma erupção cutânea dolorosa ao redor da orelha, no rosto ou na boca. Também conhecida como herpes zoster oticus ou herpes zoster do gânglio geniculado, é uma complicação tardia da infeção pelo vírus varicela-zoster (VZV), resultando em inflamação do gânglio geniculado do nervo craniano CVII.”.

Ainda segundo o especialista, “O vírus varicela-zoster que causa a síndrome de Ramsay Hunt é o mesmo vírus que causa varicela e herpes zoste e afeta o nervo facial próximo ao ouvido interno. Isso leva à irritação e inchaço do nervo.”Esta doença pode manifestar-se de diferentes maneiras com variados sintomas que podem aparecer separadamente ou conjugados. A síndrome é incapacitante pois é bastante dolorosa e acaba por causar paralisia.

De acordo com o neurocientista, “Os estágios iniciais da infecção causam febre e erupção vesicular difusa, ou seja, o que conhecemos por varicela. Sendo que depois o vírus fica inativo.

Quando acontece a sua reativação, causa um fenômeno "zoster" ou "herpes zoster".  Ainda segundo Abreu, os sintomas mais comuns são, Erupção cutânea dolorosa no tímpano, canal auditivo, lóbulo da orelha, língua e céu da boca no lado do nervo afetado, dor intensa no ouvido, perda auditiva de um lado, vertigem, zumbido no ouvido, dificuldade em fechar o olho, alteração no paladar, ressecamento visual e na boca e fraqueza em um lado do rosto que causa dificuldade em fechar um olho e ao comer, caindo a comida do canto fraco da boca. Queda facial e paralisia de um lado do rosto.No que respeita a tratamentos o neurocientista revela que “O tratamento é feito com corticoide e anti-virais e que deve ser iniciado logo que sejam revelados os primeiros sintomas pois é a melhor forma de existir uma recuperação total pois, caso contrário, as sequelas podem manter-se para sempre.”
 
Fabiano Abreu reforça que  a Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém, o vírus herpes-zoster que pode ser encontrados nas bolhas presentes junto da orelha, pode ser transmitido para outras pessoas e causar catapora em indivíduos que não tiveram antes a infecção. O risco de desenvolver esta doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que tenham sofrido de catapora.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!