Reverência

Samuel Rosa fala sobre a obra de Milton Nascimento em podcast

O vocalista e guitarrista do grupo Skank fala sobre a grande influência do 'conterrâneo' em sua carreira e na música brasileira

Por O TEMPO DIVERSÃO
Publicado em 20 de junho de 2022 | 19:20
 
 
 
normal

O novo e último episódio da sexta temporada do podcast Toca Brasil Enciclopédia no site do Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br – vai ao ar nesta terça-feira (21), e tem como convidado o cantor, compositor e violonista brasileiro Samuel Rosa, vocalista do Skank. Ele conversa com o jornalista Sergio Martins sobre a obra de Milton Nascimento. Nesta temporada do podcast, artistas consagrados, cujos verbetes de música são os mais procurados na Enciclopédia Itaú Cultural, foram reverenciados pelas novas gerações, herdeiras de seus legados.

“A música do Milton tem uma forte influência na minha vida e relação com a música. Eu não tenho religião, mas um lado espiritualizado que é pouco trabalhado” ele conta. “Uma das coisas que mais me elevam é escutar alguma música do Milton, principalmente aquelas que fazem parte da minha história, porque mais pais já ouviam. É o mais próximo do espiritual a que chego”, diz Rosa.

mãe adotiva de Milton, Lilia, era professora de música e já havia sido aluna de Villa Lobos. Por sua vez, o pai, Josino, trabalhava em rádios. “Ele tem melodias desconcertantes. Tem inclusive uma cadeira na Universidade Federal de Minas Gerais só para a música dele. É tudo muito intuitivo, é quase como se ele fosse um emissário, um fio condutor”.

Na juventude, Rosa era ouvinte de bandas como Back Sabbath. “Quem gostava muito de música acabou chegando nessas bandas de rock pesado. Era uma espécie de rito de passagem”, recorda. Sobre a apropriação de Milton e o Clube da Esquina, ele continua: “com 17 ou 18, ficou um pouco mais rarefeita essa autoafirmação da adolescência e comecei a gostar de sons não tão pesados e a encontrar amigos que gostavam muto de música brasileira, principalmente Lô Borges, Beto Guedes, 14 Bis”, diz ele. “Era um pessoal de chinelo de couro e camisa do Che Guevara, que me fez voltar a atenção para a música brasileira. Aí encontrei o Clube da Esquina e vi que eles faziam algo tão relevante quanto os gringos. Não precisava nascer em Liver Pool, dava para ser de Santa Tereza, em Belo Horizonte.”

Os podcasts Toca Brasil seguem com novos episódios, sempre às terças-feiras. Toda a série está disponível no site do Itaú Cultural e na plataforma Spotify. A nova temporada segue em formato de entrevista, tendo como apresentadora a jornalista Fabiane Pereira e 10 convidados, entre eles, Juliana Linhares, Letícia Tomás, Assucena Assucena e Kaê Guajajara, com estreia para o segundo semestre deste ano.

Serviço:

Podcast Toca Brasil Enciclopédia

Com Samuel Rosa sobre Milton Nascimento

Vai ao ar em 21 de junho

No site www.itaucultural.org.br

o Spotify https://open.spotify.com/user/itaucultural

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!