O diretor Andrucha Waddington contou que as filmagens do especial “Sob Pressão: Plantão Covid” - que estreia nesta terça-feira (6), na Globo, após a novela "A Força do Querer" - duraram 21 dias e foram cercados de muitos cuidados.
“Tivemos uma preparação muito rigorosa, seguindo todos os protocolos de segurança. Passamos por essa filmagem sem nenhuma contaminação na equipe”, disse. De acordo com o diretor, os trabalhos aconteceram com “cada um cuidando do outro”, com o apoio de profissionais de saúde que lembravam a equipe, o tempo inteiro, de higienizar as mãos, usar máscaras e roupa de proteção. “Foi exaustivo, mas muito gratificante”, acrescentou.
Quem são as pessoas por trás das máscaras? #SobPressão pic.twitter.com/FhJYHrXdSb
— Globo em 🏠 (@RedeGlobo) October 5, 2020
O retorno aos estúdios nesse cenário atípico, abordando a questão da pandemia, foi, para o elenco, algo especial e também desafiador. “É uma novidade tão grande, por tudo que a gente está vivendo, e ao mesmo tempo foi emocionante voltar ao set. Somos privilegiados, porque é uma crise mundial, em que o nosso setor foi bastante afetado, e pudemos voltar a trabalhar neste momento”, afirmou Bruno Garcia, que na série vive o personagem Décio. “Foi um momento muito especial, histórico, que vamos levar para as nossas vidas”, completou o ator.
Uma homenagem a todos que atuam na linha de frente contra o coronavírus. #SobPressão pic.twitter.com/Vy2t2Cg1pO
— Globo em 🏠 (@RedeGlobo) October 5, 2020
“Quando o Andrucha me ligou contando sobre os dois episódios, achei que era tão urgente falar sobre aquilo que aceitei na hora. Mesmo com toda a preocupação com tudo o que estava acontecendo naquele momento, eu sabia que era algo importante, que devíamos fazer”, contou Julio Andrade, que dá vida a Dr. Evandro.
Intérprete da médica Carolina, Marjorie Estiano fez questão de ressaltar o desafio de fazer esse trabalho neste momento. “Não existe um ‘novo normal’ para todos, existe um ‘novo normal’ para cada um. Cada um leva a vida com a pandemia, suas incertezas e seus medos, de uma forma muito específica. E nós somos um conjunto que trabalha com emoções. O desafio foi conseguir terreno firme para fazer com que a emoção encontrasse o caminho dela e contasse essa história”, explicou.
Evandro, Carolina, Mauro, Charles, Marisa, Decio, Rosa e Keiko te esperam nesta terça, dia 06, para a estreia de #SobPressão – Plantão Covid. pic.twitter.com/xiVvH52SHH
— Globo em 🏠 (@RedeGlobo) October 5, 2020
Josie Antello, que vive a médica Rosa, contou que a experiência foi uma “confusão de emoções”. “A maior parte do elenco e da equipe já trabalha junto há muito tempo, então existia essa felicidade de poder se reencontrar, contando essa história. Mas existia, por outro lado também, o medo de nos expormos a isso. Só que quando chegamos no set, vimos que estávamos muito protegidos. Além disso, havia muita confiança entre a gente. Sabíamos que eram nossos parceiros de trabalho que estavam ali”, detalhou ela.
Para Drica Moraes, que fez suas cenas em casa, “Sob Pressão: Plantão Covid” é um registro histórico. “Mais do que ficção, do que entretenimento, essa edição especial vai funcionar também como uma espécie de registro comprobatório desse momento que o mundo todo está passando. Além de nos dar uma sensação gratificante de ter participado desse trabalho”, frisou a atriz, que interpreta a médica Vera.