Como a própria orelha do livro indica, "Sociedade na Nuvem - Como Aprender a se Comunicar nas Mídias Sociais sem Ofender nem Ser Criticado" (Editora Letramento) nasceu da percepção da autora de que instituições e pessoas precisam de um caminho mais objetivo para criar uma imagem sólida nas mídias sociais, "evitando gargalos comunicacionais e, principalmente, não perdendo sua essência". A autora, Liv Soban, tem credenciais para discorrer sobre o tema. Jornalista, mestre em comunicação e marketing pela University for Creative Arts, atua há 15 anos na construção de estratégia de marcas, planos de marketing, comunicação e comercial em diversos segmentos, sendo proprietária da Agência Liv 360.

Na apresentação, Liv conta que resolveu escrever a obra após ver muita teoria "mastigada", pronta para ser engolida sem reflexão, e cursos que não ensinavam - além de vender a consultoria de quem os ministrou. E ressalta que, em tempos de fake news, o conhecimento nunca foi tão importante. "Estamos passando por uma segunda Idade Média", diz ela - e duvidar, quem há de? "A única forma de vencer o obscurantismo é o conhecimento", pontua, acrescentando que esse iluminar tira a venda que colocamos (NR. ou que nos foi colocada) em nossos olhos, amplia horizontes e nos presenteia com sinapses mais estruturadas e menos retrógradas.

Sendo assim, mesmo que reconheça o fato de o livro estar mais focado em pequenas e médias empresas, a autora entende que as informações ali compiladas também atenderiam ao indivíduo. O percurso feito por Liv tem início colocando uma lente sobre as mudanças nas formas de comunicação ocorridas nos últimos 15 anos - considerando um dos principais fatores desta mudança, o advento das mídias sociais.

Consequentemente, o impacto dessas sobre o jornalismo, considerado, até ali, o quarto poder. Mas, por outro lado, Liv reconhece: "Uma vez que se conquista algo que até então não existia, ou ao qual não se tinha acesso, há uma tendência de se exagerar no uso de tal conquista". E acrescenta, neste caldeirão, outro fato importante: o das personas criadas na virtualidade, que podem não ser as mesmas da realidade.

Na sequência, Liv apresenta, de forma acessível, algumas teorias que, a seu ver, ajudariam no entendimento do básico sobre comunicação. Nesta parte, ela se vale também de recursos visuais para facilitar - gráficos e dados. Já no capítulo 3, adentra com mais ênfase temas como a importância da segmentação. O capítulo 4 se faz interessante ao preconizar que o posicionamento da marca vale mais que o produto em si, com destaque para as cincos características do objeto (mente humana) propostos por Trout e Rivkin. No restante do livro, outras teorias e casos são colocados sob uma lupa. Exemplos bem específicos, como a parceria firmada entre Skol e Pantone, em 2019, para celebrar o Mês do Orgulho LGBT+, com latinhas colecionáveis. Ou a campanha de uma famosa marca de desodorantes, esta, um case de fracasso: foi retirada do ar em pouco tempo por ter sido considerada racista.

Mas nem sempre a polêmica é negativa. Ela lembra, por exemplo, do buzz desfavorável de uma campanha perante um grupo de pessoas assumidamente conservadoras e homofóbicas, E crava. "Só por isso, marquei 10 (numa hipotética nota para a iniciativa). Publicidade é para incomodar mesmo, porque o mundo nos incomoda diariamente".

Na sequência, lembra de uma campanha do Banco do Brasil levada ao ar em 2019, e criticada pelo atual presidente da República. O livro traz, ainda, um questionário, para se juntar à teoria exposta, no sentido de entender a contento a real identidade da empresa, a fim de planejar o futuro com mais foco. 

Serviço
"Sociedade na Nuvem"
Autora: Liv Soban
Editora Letramento
Páginas: 114
Preço: R$ 39,90