'Detalhes Guardados'

Thiago Delegado faz show com Fernanda Takai e Zé Renato

Na apresentação, ele lança o novo álbum, o primeiro de canções, para o qual convidou amigos e companheiros de trabalho para a produção de músicas

Por O TEMPO
Publicado em 30 de novembro de 2021 | 14:23
 
 
normal

O violonista, cantor e compositorThiago Delegado lança nesta terça-feira, às 20h, no palco de Teatro Sesiminas, seu mais recente disco, "Detalhes Guardados”, seu primeiro de canções, e para o qual convidou amigos e companheiros de trabalho para a produção de músicas. O fio condutor continua a ser o samba, mas a MPB norteia faixas como a que dá nome ao disco, “A Tecelã” e “Chame o Amor” - na qual, aliás, divide vocais com Fernanda Takai. A vocalista do Pato Fu, além de cantora solo, é uma das convidadas, assim como Zé Renato e Nath Rodrigues. Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia) e podem ser adquiridos no site Sympla

Na verdade, o embrião do disco pode ser localizado na pandemia, quanto a jam session DelegasCia, que até então era realizada semanalmente na Casa de Cultura, se transmutou em lives semanais no Instagram, toda quinta à noite. Para não ocupar esse espaço só com violão, ele foi soltando a voz cada vez mais, até que o canto, que até então ficava em segundo plano, começou a ser algo orgânico.

Thiago se considera um cantautor, ou um compositor que canta as suas próprias canções, sendo que, nesta jornada, ele teve a boa companhia de Clara e Vini, ou melhor, Clara Delgado e Vini Ribeiro. Além deles, Thiago Delegado está acompanhado de Nath Menhem, Vitor Velloso, Ricardo Nazar, Murilo Antunes, Brisa Marques, Nath Rodrigues, Marina Gomes e Bobô da Cuíca nas 12 canções que compõem o álbum “Detalhes Guardados”. Para a banda contou com os supracitados integrantes da DelegasCia, que também o apoiaram nos arranjos.

O disco também tem as participações especiais de Zé Renato convidado que acabou aparecendo no disco justamente após se conhecerem em uma das lives da DelegasCia, na canção “A Tecelã”. De Nath Rodrigues, em “Chuva dos 30”, que teve seu poema musicado por Thiago após um post no Instagram sobre a chegada dos 30 anos. Fernanda Takai, a quem Thiago considera uma madrinha, já que ela o convidou e incentivou a cantar. Inclusive, uma curiosidade: foi Roberto Menescal quem aproximou os dois. 

Para fechar, Aloizio Horta é a segunda voz em “Antes do Café”. Uma das canções que Thiago Delegado lançou como single em maio de 2021, de viés político. “Como um artista que vive em 2021 no Brasil pode estar alheio à política? Amar, antes de mais nada, é um ato de resistência. Uma artista que vivencia tudo o que passa nesse país nos dias de hoje, e não se posiciona, não se revolta, não se sente ofendido, é no mínimo alienado”, analisa ele.

Um chamariz especial, porém, é “Foi como eu sempre quis”, música escrita pelo pai de Thiago, Wilson Franco, quando saiu de Caratinga  para estudar na capital. “Meu pai nunca foi músico profissional, mas sempre gostou de violão e inclusive tocava alguns sambas (não toca mais porque cortou o dedo numa serra circular, por volta de 2003). Quando eu comecei a tocar, ele definitivamente foi meu maior incentivador, sempre me apoiando. Inclusive, num dos momentos mais decisivos da minha vida, quando abandonei o mestrado em Engenharia Elétrica e decidi ser músico profissional, ele esteve ao meu lado. Meu pai é um amigo, meu parceiro de sinuca mesmo, e tudo que ele fala nesta letra é verdade. Por isso ela é tão especial. Ter a oportunidade de mostrar essa canção é das coisas mais significativas desse álbum pra mim”, finaliza Thiago.

Serviço
Thiago Delegado lança "Detalhes Guardados”

Nesta terça-feira, às 20h
Teatro Sesiminas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!