Televisão

‘Top Chef’ estreia 2ª temporada com protocolos rígidos e ‘poder' inédito

Reality apresentado pelo chef Felipe Bronze retorna nesta quarta-feira (15) à grade da RecordTV com 14 novos participantes

Por Renato Lombardi
Publicado em 14 de julho de 2020 | 11:51
 
 
normal

Estreia nesta quarta-feira (15), às 22h30, a segunda temporada de “Top Chef Brasil”, reality show gastronômico da RecordTV. A atração, aposta da emissora do bispo Edir Macedo, promete uma disputa mais emocionante em relação a edição de 2019 e com algumas adaptações para seguir os protocolos de saúde recomendados por causa da pandemia do novo coronavírus.

O chef brasileiro Felipe Bronze segue como apresentador do “Top Chef” garantiu que a nova temporada está “muito quente”. “O nível dos competidores está altíssimo. É uma competição de chefs profissionais, e estamos com um time muito mais forte que o da primeira temporada, como um todo”, afirmou o apresentador. 

Nesta temporada, 14 chefs profissionais, de vários Estados do país, estão na disputa pelo título de Top Chef Brasil. Quem vencer levará para casa o prêmio de R$ 300 mil. Os participantes não terão vida fácil na competição, não. Além de serem desafiados na cozinha, precisam encarar a pressão do confinamento, ao morar juntos em uma mesma casa. Eles terão que preparar receitas que serão avaliadas por Bronze, juntamente com a crítica gastronômica Ailin Aleixo e com o chef francês Emmanuel Bassoleil.

“O público pode esperar muita emoção nesta temporada. Tem muita gente boa competindo, correndo atrás de um sonho de vida”, disse Ailin. “Desde o primeiro episódio os participantes já demonstraram muita garra e determinação. O time está muito afiado! Estou muito feliz e empolgado com essa temporada”, contou Bassoleil.

Gravação

A segunda temporada do “Top Chef Brasil” terá 12 episódios, que serão exibidos sempre às quartas-feiras. De acordo com o diretor do núcleo de realities da RecordTV, Rodrigo Carelli, cinco programas foram gravados antes da pandemia, e os outros sete episódios devem começar a ser gravados no dia 25 deste mês, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde. “No fim do mês a gente volta a gravar com provas mais incríveis e competições mais eletrizantes”, afirmou Carelli.

 

 

Entre as medidas que serão adotadas, está o pré-confinamento dos participantes. Segundo Chica Barros, diretora geral do “Top Chef Brasil”, os competidores ficarão de quarentena em um hotel a partir do próximo dia 16. Eles farão exame de Covid-19 antes de saírem de casa e periodicamente enquanto estiverem no hotel. Só no dia 25 devem ir para a casa onde ficarão confinados durante a gravação do reality. 

“Também não teremos nenhum operador de câmera dentro da casa. E todo mundo que entrar no estúdio (onde as provas são realizadas) terá que seguir os protocolos de segurança, como a  higienização”, destacou Chica. Provas com público e em lugares de grande movimento não acontecerão a partir do sexto episódio. Também haverá um esquema de rodízio dentro do estúdio, para que menos cozinheiros fiquem no local. 

Carelli completou que o público poderá acompanhar no ar a transição entre os programas gravados antes e durante a pandemia. “Vamos mostrar que eles estavam em quarentena antes de retornarem”, revelou o diretor.

Retorno

Para Felipe Bronze, a pausa das gravações fará com que a competição volte pegando fogo. “Gravamos em uma circunstância, o mundo era outro. Agora vai ficar muito mais acirrado", garantiu. O apresentou explicou que, por causa da pandemia do novo coronavírus, o funcionamento de bares e restaurantes foi bastante afetado. “Ganhar o ‘Top Chef’, mais do que nunca, pode ser uma questão de sobrevivência e a oportunidade de poder voltar ao mercado”, disse. 

Emmanuel Bassoleil concorda com o apresentador. O chef francês acredita que os participantes aproveitaram os quase quatro meses sem gravar para estudar mais a competição. “São pessoas dedicadas e com certeza trarão novidades para nós. Mas temos um tempero bom desde o primeiro episódio”, elogiou Bassoleil.

“A parada (das gravações) neste momento faz com que esses chefs que estavam com sangue nos olhos possam estudar mais. Acho que vão voltar mais estratégicos”, afirmou a diretora Chica Barros.

Poder inédito

A dinâmica do “Top Chef Brasil” será basicamente a mesma da primeira temporada. “A princípio, será uma eliminação por programa e a realização de duas provas (Teste e Fogo e Prova de Eliminação) por episódio. Três participantes vão disputar a final, que não será ao vivo. Não teremos convidados nem familiares”, detalhou Chica Barros.

Entretanto, o programa terá uma novidade que promete mexer bastante com o jogo: a Faca de Ouro. O utensílio será entregue ao vencedor do desafio da eliminação e dará poder inédito a esse competidor. “O participante que ganhar a Faca de Ouro vai usá-la no no próximo Teste de Fogo. As escolhas podem mudar os rumos do jogo”, adiantou Chica.

Segundo ela, a “premiação” da Faca de Ouro sempre será uma surpresa. “O participante poderá escolher a sua equipe na prova, ou ganhar vantagem de tempo, ou dar alguma desvantagem para o oponente”, exemplificou a diretora. "É mais um item de desestabilidade”, afirmou a jurada Ailin Aleixo.

Participação especial

A primeira parte de “Top Chef Brasil”, que já está gravada, terá a participação de Xuxa Meneghel. A apresentadora estará no quinto episódio, e os participantes terão como desafio preparar uma comida vegana para ela. “Foi a primeira prova que eles (participantes) fizeram comida vegana. Foi bem emocionante”, contou Ailin Aleixo.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!