Programe-se!

Trama Festival apresenta 19 espetáculos teatrais gratuitos em Contagem

Segunda edição do evento começa nesta sexta (2) e vai até o dia 11; programação também traz apresentações musicais, cortejo e oficina

Por Renato Lombardi
Publicado em 02 de setembro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Quatro anos. Esse é o tempo que separa a primeira e a segunda edição do Trama Festival, evento que retorna neste ano a Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, com a proposta de ocupar praças, parques, escolas, espaços culturais e até mesmo um estacionamento de um shopping. O festival começa nesta sexta-feira (2) e vai até o dia 11 deste mês, com uma programação gratuita e presencial que inclui 19 espetáculos teatrais, além de apresentações musicais, cortejo e oficina.

A chegada do II Trama Festival é motivo de alegria e comemoração da organização. Isso porque o evento marca o reencontro do festival com o público e com a cidade, o que não aconteceu nos últimos anos por causa da pandemia. Por isso, o tema escolhido para esta edição do Trama Festival é Esperançar.

“Ficamos três anos fechados, afastados. Tínhamos acabado de alugar uma sede, veio a pandemia e nós tivemos que fechá-la”, conta Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro, anfitrião do festival. “Nós, das artes, fomos os primeiros a parar (no início da pandemia e até agora não voltamos 100%. Então, ‘esperançar’ vem mesmo dessa esperança de renovação, de reconquista. Trouxemos muito essa ideia com espetáculos com a temática de um futuro melhor, menos caóticos do que foram esses últimos três anos. O tema veio muito desse lugar, de que a gente é meio Fênix, está sempre se renovando, ressuscitando, apesar das adversidades”, explica Carlos, que é diretor, ator e professor de teatro.

A programação do II Trama Festival contará com apresentações de grupos e artistas de Belo Horizonte, Contagem, Salvador (BA) e até do Chile. Entre os grupos selecionados, por meio de edital, estão Circolar (Contagem), Teatro Negro e Atitude (BH), o ator Charles Valadares (BH), Corpo Coletivo (Juiz de Fora), Maria Cutia (BH), Companhia de Teatro (BH), Cia. de Teatro Luna Lunera (BH), Cia. Fofocas de Teatro (Barroso), Cia Baiana de Teatro Brasileiro (Salvador), Teatro da Pedra (São João Del Rei) e TeatroPAN (Chile). "Infelizmente não deu pra escolher todos que se inscreveram”, brinca Carlos Henrique.

Ele ressalta a importância de o II Trama Festival ocupar diversos espaços de Contagem com uma programação gratuita. “É devolver para o público o imposto que ele paga em forma de arte. A gente tem muito essa consciência de que esse recurso é público”, cita Carlos, referindo-se à Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A gente voltou para as praças, para a rua, para os espaços alternativos. Nada melhor que um reencontro nesses lugares. Esse é o caminho que a gente escolheu para o festival ir para onde o público vai e está mesmo, parafraseando Milton Nascimento”, afirma  o professor de teatro.

Serviço

O quê. II Trama Festival
Quando. De 2 a 11 de setembro
Onde. Espaços públicos de Contagem
Quanto. Entrada gratuita
Confira a programação no perfil no Instagram @tramadeteatro

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!