Dobradinha

Una fecha parceria com o Mercado Novo e cria hub de inovação

O espaço, que integra oito lojas, vai impulsionar o empreendedorismo jovem, abrigando ideias e negócios das áreas da gastronomia, audiovisual, estética, moda, design e entretenimento

Por O TEMPO
Publicado em 20 de outubro de 2021 | 14:59
 
 
normal

A Una anunciou esta semana a assinatura de uma parceria com o Mercado Novo, que, de acordo com Carol Sarmento, diretora da instituição, vai permitir a integração de ações de cursos ligados à economia criativa, "levando vivências e aprendizados para fora dos muros”. O espaço, que integra oito lojas, pretende impulsionar o empreendedorismo jovem, abrigando ideias e negócios das áreas da gastronomia, audiovisual, estética, moda, design e entretenimento. Serão oferecidos cursos abertos de cozinha criativa, fotografia, roteiro, história do cinema, e outros, com professores e especialistas convidados. O projeto também abrigará um palco para apresentações artísticas e exibições de produtos audiovisuais. As obras terão início no final deste mês. “O mercado já tem um movimento muito interessante. A comunidade acadêmica vai agregar com eventos variados, favorecendo o diálogo com os belorizontinos, marcas mineiras, e com a nossa própria identidade”, diz Carol.

A educadora aponta o Mercado Novo como um case de transformação. Inaugurado em 1960, o local passou a recentemente figurar entre os lugares mais badalados de BH, com lojas, ateliers, bares, restaurantes descolados, além de funcionar como uma incubadora de negócios. Nesse sentido, a Una Aimorés, localizada em Lourdes, passa a abrigar um hub de inovação que será um elo entre marcas, empresas, e o Ensino Superior. Segundo Carol, é crescente o número de empresas que estão incorporando a educação em seus negócios. “A ideia é trazer as empresas para a academia e o mundo do trabalho para a faculdade, adotando o pensamento ágil e a prática de testar, fazer de novo e aprender”, explica.

Os novos projetos fazem parte das comemorações dos 60 anos da Una, completados no dia 20 de outubro. “Estamos agindo na busca de uma formação com perspectiva contínua e integrada com a comunidade", situa o gerente acadêmico Pedro Neves. Um dos movimentos nesse sentido foi a parceria com o Cine Una Belas Artes, selada em janeiro deste ano, o que, junto a uma campanha de financiamento coletivo, possibilitou a reforma do espaço. 

Entre as iniciativas, está ainda a parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, que corrobora com a integração de todos os aparelhos de cultura no entorno da Praça da Liberdade para melhor interação com a comunidade acadêmica; a parceria com o Sistema Fiemg, e, agora, com o Mercado Central, que abriga uma cozinha compartilhada com a empresa de laticínios Itambé. Segundo Neves, novas parcerias serão fechadas ainda em 2021.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!