Alguns aposentados belo-horizontinos e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentaram uma situação nada agradável na última terça-feira (1º). Uma alteração nas instituições financeiras de recebimento do benefício provocou a lotação de uma agência bancária do Itaú no Centro da Capital, resultando em uma fila quilométrica nas calçadas da Rua Tupinambás. Os aposentados que anteriormente eram atendidos pelo Banco Mercantil, tiveram que ir à unidade do Itaú para abrir contas e receber a mensalidade da aposentadoria.

Uma idosa que estava na agência do Itaú relata que o INSS pegou as aposentadorias que estavam em outros bancos, tipo Mercantil, e passaram para o banco Itaú sem autorização e sem informação. “Como resultado, tivemos uma fila quilométrica, com idosos e tudo, para poder entrar no banco e resolver seu problema. Um absurdo”, diz a aposentada, que preferiu não se identificar.

Um outro depoimento no site Reclame Aqui ressalta que “o Banco Mercantil deixou de ser o banco de correntistas aposentados em Belo Horizonte e todas as contas foram automaticamente transferidas para o Itaú, sendo que a maioria para essa agência pequena, no Centro da Cidade, sem nenhuma condição de receber os aposentados.” 

“Fomos informados que se não fôssemos correntistas do Itaú teríamos que abrir uma conta ali. Quem não quisesse abrir poderia receber a aposentadoria no caixa, mas seria pago em dinheiro. Imagina as pessoas saindo do banco com sua aposentadoria em dinheiro, em pleno centro da cidade? O Itaú não se preparou, definitivamente, para receber as centenas de aposentados que foram receber suas aposentadorias. Uma fila enorme, no calor. Muita gente veio de longe”, reclama. 

O que dizem o Itaú e o Mercantil?

Em nota, o Itaú diz que reafirma “seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e segurança aos clientes” e lamentou o transtorno causado. “Em razão de um aumento significativo no fluxo de clientes, oriundos do encerramento de agências de outras instituições financeiras, o banco implantou um plano de contingência, iniciando às atividades duas horas mais cedo, com a abertura da agência às 8h da manhã, além de aumentar o número de colaboradores duplicando o número de agentes de atendimento”.

O Itaú informa ainda que é possível realizar a transferência de valores para outras instituições, caso o cliente opte por não abrir conta ou não queira retirar o saldo total do benefício. “Por fim, a instituição ressalta ainda que conta com as unidades 3176 e 0637 na região (cerca de 1km de distância), onde os clientes também podem ser atendidos e estão sendo orientados sobre a melhor opção”, afirma o Itaú. 

Já o Banco Mercantil comunica que o encerramento de uma das agências em Belo Horizonte é pontual e faz parte de um ajuste interno. “Todos os clientes impactados estão sendo comunicados diretamente pelo banco via mensagem. Para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, a instituição disponibiliza o telefone 0800 21 21 21 1. O Banco Mercantil ressalta, ainda, que está em constante crescimento e terá inaugurado, até dezembro, 30 novas agências somente no segundo semestre deste ano”, pontua o Mercantil.