A 36ª edição da SuperMinas Food Show chega ao fim nesta quinta-feira (24) com a previsão de movimentar R$ 2,6 bilhões em negócios voltados ao setor supermercadista. Mais de 500 expositores lançaram produtos e soluções a empresários que podem ser incorporadas às lojas 

O setor projeta um crescimento de 7,2% na reta final deste ano e está com cerca de 8 mil vagas de trabalho temporárias. E apostando nesse potencial de consumo é que diversas empresas miram o varejo durante a feira. A Saudali, empresa voltada à venda de carnes suínas, com sede em Ponte Nova, na Zona da Mata, apresentou a linha de final de ano que estará nas lojas. 

Serão cortes nobres e com facilidades de preparação, segundo a companhia. Integram a linha três produtos: Tender, Lombo e Pernil. As vendas serão feitas em embalagens de 1kg e 1,5kg. As carnes já serão comercializadas temperadas e estarão disponíveis nas gôndolas a partir de novembro. Para Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali, a linha retrata uma necessidade de aperfeiçoamento e diversificação dos produtos, “tendo em vista que a carne suína é uma das mais saborosas, versáteis e favoritas, principalmente pelos mineiros”. 

Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali
Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali - Foto: Saudali/ Divulgação

Sem foco nas festas de final de ano, a Jequitinhonha Alimentos apresentou ao mercado o ‘Café Superior’, nova modalidade premium da empresa que tem sede em Capelinha. O lançamento é uma aposta no aumento do consumo de cafés gourmets no Brasil, afirmou a organização. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) indicam que os chamados cafés especiais já representam 10% do mercado. 

A expectativa da empresa é produzir um volume superior a 200 toneladas do produto anualmente, com distribuição em todo estado de Minas Gerais. “É um produto 100% arábica, bebida pura, com ponto de torra e moagem especial. Já realizamos excelentes negócios na feira e já tem outros pré-agendados, então está sendo uma grande oportunidade”, disse Luiz Carlos Moreira Barbosa, CEO da Jequitinhonha Alimentos. 

Negócios 

O Inter, patrocinador oficial da SuperMinas Food Show, levou à feira a InterPag - máquina de cartão para pagamentos nas modalidades de crédito, débito e PIX. O modelo faz parte do programa de expansão da carteira de clientes pessoa jurídica. A instituição financeira também apresentou aos empresários linhas de crédito desenvolvidas para o setor. 
 
No caso da Inter Pag, a opção surgiu após a aquisição de 100% da Granito, empresa de pagamentos, em maio. “Vamos atender os supermercados com taxas promocionais, com condições de ofertas diferenciadas para poder entrar nesse mercado. Hoje a gente tem pouco menos de 0,5% de market share e queremos ter um posicionamento muito mais relevante, concorrendo com os grandes do mercado”, explicou Diogo Ruas Santos, head de Varejo no Inter Empresas.

Diogo Ruas Santos, head de Varejo no Inter Empresas
Diogo Ruas Santos, head de Varejo no Inter Empresas - Foto: Inter/ Divulgação

Segundo o gestor, os pagamentos com PIX feitos utilizando as máquinas terão isenção de tarifas, como ocorre nas transações feitas via aplicativo para os clientes convencionais. A empresa ainda mostrou um totem semelhante a um Caixa 24 horas que poderá ser instalado nas lojas para que os donos de supermercados façam depósitos, que serão creditados à conta via PIX, e para que clientes façam saques, também na modalidade de pagamento instantâneo.