A 36ª edição da SuperMinas Food Show chega ao fim nesta quinta-feira (24) com a previsão de movimentar R$ 2,6 bilhões em negócios voltados ao setor supermercadista. Mais de 500 expositores lançaram produtos e soluções a empresários que podem ser incorporadas às lojas
O setor projeta um crescimento de 7,2% na reta final deste ano e está com cerca de 8 mil vagas de trabalho temporárias. E apostando nesse potencial de consumo é que diversas empresas miram o varejo durante a feira. A Saudali, empresa voltada à venda de carnes suínas, com sede em Ponte Nova, na Zona da Mata, apresentou a linha de final de ano que estará nas lojas.
Serão cortes nobres e com facilidades de preparação, segundo a companhia. Integram a linha três produtos: Tender, Lombo e Pernil. As vendas serão feitas em embalagens de 1kg e 1,5kg. As carnes já serão comercializadas temperadas e estarão disponíveis nas gôndolas a partir de novembro. Para Adriano Pacheco, diretor comercial da Saudali, a linha retrata uma necessidade de aperfeiçoamento e diversificação dos produtos, “tendo em vista que a carne suína é uma das mais saborosas, versáteis e favoritas, principalmente pelos mineiros”.
Sem foco nas festas de final de ano, a Jequitinhonha Alimentos apresentou ao mercado o ‘Café Superior’, nova modalidade premium da empresa que tem sede em Capelinha. O lançamento é uma aposta no aumento do consumo de cafés gourmets no Brasil, afirmou a organização. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) indicam que os chamados cafés especiais já representam 10% do mercado.
A expectativa da empresa é produzir um volume superior a 200 toneladas do produto anualmente, com distribuição em todo estado de Minas Gerais. “É um produto 100% arábica, bebida pura, com ponto de torra e moagem especial. Já realizamos excelentes negócios na feira e já tem outros pré-agendados, então está sendo uma grande oportunidade”, disse Luiz Carlos Moreira Barbosa, CEO da Jequitinhonha Alimentos.
Negócios
O Inter, patrocinador oficial da SuperMinas Food Show, levou à feira a InterPag - máquina de cartão para pagamentos nas modalidades de crédito, débito e PIX. O modelo faz parte do programa de expansão da carteira de clientes pessoa jurídica. A instituição financeira também apresentou aos empresários linhas de crédito desenvolvidas para o setor.
No caso da Inter Pag, a opção surgiu após a aquisição de 100% da Granito, empresa de pagamentos, em maio. “Vamos atender os supermercados com taxas promocionais, com condições de ofertas diferenciadas para poder entrar nesse mercado. Hoje a gente tem pouco menos de 0,5% de market share e queremos ter um posicionamento muito mais relevante, concorrendo com os grandes do mercado”, explicou Diogo Ruas Santos, head de Varejo no Inter Empresas.
Segundo o gestor, os pagamentos com PIX feitos utilizando as máquinas terão isenção de tarifas, como ocorre nas transações feitas via aplicativo para os clientes convencionais. A empresa ainda mostrou um totem semelhante a um Caixa 24 horas que poderá ser instalado nas lojas para que os donos de supermercados façam depósitos, que serão creditados à conta via PIX, e para que clientes façam saques, também na modalidade de pagamento instantâneo.