Passados 27 anos desde o lançamento do primeiro livro, a saga “Harry Potter” continua a alimentar a imaginação dos fãs — e negócios também. Belo Horizonte acaba de ganhar uma cafeteria inspirada no universo do bruxo. O Cachorro Sinistro foi inaugurado neste mês na Savassi e promete “magia” da decoração até o menu, que inclui sucessos da ficção, como os sapos de chocolate e uma versão mineira da cerveja amanteigada.

A casa é uma ideia do designer Felipe Volponi, conhecido no meio artístico como Fivo. Fascinado por “Harry Potter” desde a infância, um detalhe presente em uma única frase das mais de 3.000 páginas ficou na sua cabeça: um dos personagens diz ter uma amiga que estuda bruxaria no Brasil. Partindo desse detalhe, ele imaginou uma nova história que mistura personagens do folclore brasileiro, o passado colonial de Minas Gerais e sua ascendência italiana. Tudo isso está presente no Cachorro Sinistro — batizado em homenagem a uma criatura do imaginário da saga.

O frequentador não encontrará referências diretas à saga, entretanto, como a plataforma ¾ e as casas da escola Hogwarts. “Eu sabia que tinha que ser uma taberna, como as que os personagens dos livros frequentam, mas com uma pegada mais colonial, porque nosso estilo em Minas é esse. Peguei inspiração em Ouro Preto, com suas janelas e molduras de pedra”, conta. Nas paredes, uma série de quadros e pôsteres misturam a brasilidade e a magia, com imagens da Cuca e do Saci, por exemplo. 

Uma das apostas do cardápio é a “frappeja amanteigada”, uma brincadeira com a cerveja amanteigada popular nos livros. “Ela não tem álcool. A base é sorvete, nosso café de uma fazenda de Caratinga, especiarias e nossos segredinhos”, descreve Volponi. Os frappuccinos da casa custam a partir de R$ 26,90. O cardápio também tem sanduíches italianos do mesmo preço.

Frappeja amanteigada
Frappeja amanteigada remete à cerveja popular nos livros. (Crédito: @ocachorro.sinistro/Instagram/Reprodução)

 

O investimento inicial para abrir o café — pequeno, com 17 lugares — girou em torno de R$ 100 mil, segundo Volponi. O negócio é familiar, conduzido pelo criador, seu esposo, a mãe e a irmã, todos fãs de “Harry Potter”.

O legado de J.K.Rowling

Ao abrir o Cachorro Sinistro, Volponi reconhece que sabia que poderia receber questionamentos sobre as referências à autora da saga, J.K.Rowling. Nos últimos anos, as notícias sobre ela têm sido menos sobre literatura e mais sobre suas falas transfóbicas.

Volponi faz questão de enfatizar que não corrobora com a visão da autora, como os principais atores das adaptações cinematográficas de “Harry Potter” já fizeram também. “Não pagamos royalties, porque o espaço é só inspirado na história. Ela criou um universo que mudou minha geração, que cresceu e ficou maior do que ela. Nós ainda o amamos muito e nos inspiramos nas coisas boas dele, sem compactuar com o que ela pensa”, diz.

O Cachorro Sinistro

  • Endereço: rua Alagoas, 601, loja 31, Savassi
  • Horário de funcionamento: quinta e sexta-feira, das 16h às 20h; sábado, das 10h às 16h, e domingo, das 10h às 14h. Na quinta-feira (31/10), a casa está reservada para um evento de Halloween com ingressos esgotados.