'CODESHARE'

Azul e Gol anunciam parceria para compartilhar voos no Brasil; entenda

Prática é autorizada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, por aumentar a eficiência produtiva das empresas, já que, em muitos casos, o codeshare permite a efetiva expansão das malhas de voo

Por O TEMPO
Publicado em 24 de maio de 2024 | 11:07 - Atualizado em 24 de maio de 2024 | 11:09
 
 
 

As companhias aéreas Azul e GOL anunciaram, nesta quinta-feira (23/05), um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare. A parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra.

De acordo com as companhias aéreas, a parceria também envolve os programas de fidelidade. Portanto, membros do Azul Fidelidade e Smiles poderão acumular pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos incluídos no codeshare.

A previsão é de que os consumidores possam se beneficiar desta parceria comercial no final de junho, quando a oferta estará disponível nos canais de vendas de ambas as empresas.

Desta forma, clientes das companhias aéreas terão à disposição centenas de novas rotas domésticas, além de oportunidades mais convenientes de conexão, por exemplo: de Brasília para Tabatinga, com uma curta parada em Manaus; ou partir do Rio de Janeiro e chegar a Marabá com uma parada em Belém.

"A GOL e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país", declarou Celso Ferrer, CEO da GOL.

Atualmente, a Azul e GOL possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. O acordo vai gerar mais de 2.700 opções de viagens com apenas uma conexão.

O que é o regime de codeshare?


A palavra inglesa codeshare pode ser traduzida para o português como “compartilhamento de código”. Refere-se a um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda.

Em outras palavras, codeshare é um pacto de cooperação pelo qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia. O objetivo é oferecer aos passageiros mais destinos do que uma companhia aérea poderia oferecer isoladamente.

Quando você reserva um voo de codeshare, seu bilhete exibe o número do voo da companhia aérea pela qual você fez a reserva, embora alguns trechos da viagem sejam feitos em voos de outra companhia aérea, com um número de voo diferente daquele impresso no seu bilhete.

No Brasil a prática é autorizada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, por aumentar a eficiência produtiva das empresas, já que, em muitos casos, o codeshare permite a efetiva expansão das malhas de voo das empresas parceiras, sem que seja necessária a aquisição de aeronaves extras.

Parcerias como essa são mundialmente disseminadas, seguros e existem para aumentar a gama de voos oferecidos aos passageiros em todo o mundo.

Como será a parceria Azul e GOL?

Agora com a parceria entre Azul e Gol, os clientes poderão pesquisar trechos nacionais exclusivos de uma ou de outra companhia e comprar pelos canais de vendas das empresas. No entanto, as rotas que são operadas pelas duas companhias aéreas não entram no codeshare.

Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo um voo da GOL comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, e essa escolha é do Cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.

O check-in deverá sempre ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. No caso de voos com conexão, o Cliente receberá todos os cartões de embarque de sua viagem no check-in.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!