O comércio é movido pela sucessão de datas comemorativas — a Páscoa seguida pelo Dia das Mães, que dá lugar ao dos Pais, passa pelo Dia das Crianças, estaciona na Black Friday e atinge o ápice do Natal. São datas conhecidas pelos varejistas e, para entender o comportamento do consumidor além delas, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) realizou uma pesquisa que investiga o que os belo-horizontinos compram no dia a dia.

A conclusão, divulgada nesta semana, é que, fora dessas datas tradicionais, quase 52% dos consumidores da capital declaram comprar somente por necessidade. Em seguida, vêm aqueles que compram para presentear alguém (23,6%).

Os gastos com comida são prioritários. Logo abaixo deles, estão os direcionados ao lazer, como cinema e restaurantes, apontados por 28,5% dos entrevistados. Para parte da classe média, serviços de entretenimento, como a assinatura de plataformas de streaming, tornaram-se itens essenciais no orçamento. Os gastos com vestuário fugiram em segundo lugar (23%), e a educação aparece em sétimo (3,6%).

Ainda de acordo com a pesquisa da FCDL, a soma de gastos do dia a dia além da alimentação é de, em média, R$ 800. O cartão de crédito é a forma de pagamento favorita da maioria, escolhida por quase 5% dos entrevistados em BH.