A Xeque Mate, líder nacional do setor de bebidas Ready To Drink (RTD), completa, neste Carnaval, 10 anos de história. Para comemorar, a empresa lançou uma campanha temática, que conta com patrocínio de blocos de rua, lançamentos de moda, música e promoções. A expectativa é vender pelo menos 6 milhões de latas de Xeque Mate até o fim da folia.
A estrela da campanha, que carrega o mote “Liberdade Desconhece Destino”, slogan da marca, é uma lata comemorativa de edição limitada. Serão 2 milhões de unidades distribuídas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A embalagem tem mudanças na arte clássica, mas mantém o layout. As ilustrações remetem a elementos que compõem a história da Xeque Mate, como o Carnaval, a música, os vendedores ambulantes, entre outros.
No Carnaval 2025, a Xeque Mate vai patrocinar cinco blocos de rua: Folia Por Elas, Bloco do Sebá e Bloco Açaí Guardiã, de Belo Horizonte; Exatamentchy, de São Paulo; e Vem Cá Minha Flor, do Rio de Janeiro. Eles terão aporte de R$ 15 mil, material de apoio e de marketing.
“Assim como reinventamos o conceito de uma bebida, rompendo barreiras e surpreendendo paladares, convidamos nosso público a abraçar a liberdade em todas as suas formas, se permitir e aproveitar o momento, seja qual for o destino, a ocasião ou rolê”, conta o diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire.
Outras ações
Entre as ações de comemoração dos 10 anos da marca está ainda o lançamento da Lab Xeque Mate, que conecta moda, arte e expressão. Entre as collabs já realizadas, estão parcerias com as marcas Real Grapixo e Fita Corp.
Na próxima quinta-feira (13/2), a Xeque Mate lança oficialmente a coleção Ritmo da Rua, em collab com a gigante da moda Baw Clothing. Além de peças exclusivas, a campanha inclui ensaio com casting estrelado, fashion film, celebrando a energia do Carnaval e o estilo do rap nacional. Em nível nacional, as peças estarão à venda no Site oficial da Baw Clothing.
Além disso, a marca lança a Xeque Mate Estúdios, composto por um estúdio de última geração localizado em Belo Horizonte, mas com conteúdo aberto divulgado na internet. O projeto nasce como um ponto de encontro para artistas, criadores e demais personagens da cultura urbana, misturando inovação, improviso e talento.
Com conteúdo liberado em plataformas de streaming, YouTube e outras redes sociais, a novidade contará com lives de DJs, composições de músicas ao vivo, entrevistas exclusivas, podcasts e outros formatos. A previsão é que a Xeque Mate Estúdios disponibilize seus conteúdos ainda no primeiro semestre de 2025, com projetos assinados pelo rapper FBC, os sócios do Grupo Xeque Mate Alex Freire e Gabriel Rochael, Renan 1RG e Lírios.