O Grupo Petrópolis formalizou apoio ao curso de Tecnologia em Cervejaria no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), no Campus Uberaba, no Triângulo Mineiro. A aula inaugural, inclusive, foi realizada na última semana, no campus da instituição de ensino. Na parceria, os estudantes também visitarão a fábrica da empresa, na mesma cidade.
A planta foi inaugurada em 2020, sendo a mais recente do Petrópolis. O objetivo da aula inaugural foi apresentar aos estudantes o processo de fabricação e a tecnologia cervejeira presente na planta, que conta com mais de 700 colaboradores, tem capacidade produtiva de 11,4 milhões de hectolitros, e produz as principais marcas da empresa, como Itaipava, Petra, Black Princess, Vold X, Cacildis, Cabaré, Crystal e Lokal, e os chopes Petra, Black Princess e Itaipava (claro e escuro).
As aulas do curso vão até o dia 18 de julho, de acordo com o Grupo Petrópolis, e têm como objetivo capacitar profissionais para a atuação no mercado de produção de cervejas artesanais e industriais, que cresce a cada ano no país. O curso tem carga horária de 200 horas, a formação é gratuita e tem como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais, com ensino médio completo.
Durante o curso, os alunos vão aprender sobre microbiologia e higienização na indústria cervejeira, qualidade das matérias-primas, processos de mosturação, fermentação, maturação, carbonatação, rotulagem, controle de qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de receitas e visitas técnicas a cervejarias.
O expressivo crescimento do setor cervejeiro no Brasil motivou a participação no projeto educacional, segundo o Petrópolis. Em 2023, o Brasil registrou um aumento significativo de 6,8% no número de cervejarias, totalizando 1.847 estabelecimentos, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Minas Gerais, destacando-se como o terceiro maior mercado cervejeiro nacional, abriga 235 fábricas distribuídas em 103 municípios, incluindo o polo industrial do Grupo Petrópolis, na região de Uberaba.
O campus conta com uma infraestrutura com laboratórios equipados para práticas em microbiologia, bromatologia, análise sensorial e processamento de bebidas alcoólicas. “O mercado cervejeiro está em constante evolução, e a capacitação profissional é essencial para acompanhar novas tendências, aprimorar técnicas e garantir a qualidade do produto. O curso de Tecnologia Cervejeira surge como uma oportunidade única para quem deseja se especializar e atuar com excelência no segmento que é cada vez mais promissor”, comentou Everaldo Miranda, gerente geral do Grupo Petrópolis.
Ao completar o curso, os participantes estarão aptos a desempenhar diversas funções na produção cervejeira, utilizando conhecimentos teóricos e práticos para implementar boas práticas de higiene, monitorar processos produtivos e inovar no desenvolvimento de novas receitas. “A formação também visa expandir as oportunidades de atuação no setor, incentivando a criação de empreendimentos vinculados à cadeia produtiva da cerveja”, diz o Grupo.