O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é aguardado com otimismo pelo varejo. A expectativa é de crescimento nas vendas para este ano, impulsionado principalmente por estratégias promocionais agressivas e pela crescente adesão dos consumidores às compras on-line. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Neotrust, em 2024, a data movimentou cerca de R$ 602,8 milhões no e-commerce.

Comparada à Black Friday do mesmo ano (R$ 9,3 bilhões em negócios, de acordo com a Neotrust), o Dia do Consumidor apresentou um número tímido, entretanto a previsão é de alta. Segundo o especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16 Marcelo Reis, a ocasião tem sido chamada, frequentemente, de Black Friday do primeiro semestre.

“Essa denominação é atribuída ao aumento das promoções e descontos significativos oferecidos pelos varejistas durante o período, com o intuito de aquecer as vendas em uma época tradicionalmente mais calma no comércio”, analisa. “A tendência, assim como foi com a Black Friday, é que, ano a ano, a data ganhe mais relevância tanto por parte dos comerciantes quanto dos compradores”, estima.

O especialista elaborou uma série de dicas para os varejistas terem sucesso nas vendas. 

Confira:

  • Ofereça frete grátis ou subsidiado: o custo desse item é um fator decisivo, pode aumentar a taxa de conversão
  • Aprimore a experiência de compra: invista em um site eficaz, de fácil navegação e com processo de pagamento confiável, mas simples
  • Utilize Inteligência Artificial (IA): implemente chatbots para atendimento imediato, personalize recomendações de produtos e otimize a gestão de estoque com ferramentas baseadas em IA
  • Invista em marketing digital: crie campanhas segmentadas e utilize redes sociais a fim de engajar o público e ofertar suas mercadorias
  • Prepare o atendimento ao cliente: garanta o bom treinamento com o propósito de responder rapidamente as dúvidas e possíveis problemas, proporcionando uma experiência positiva que incentive a fidelização
  • Planeje: o maior erro é a falta de planejamento para vender, treinar e deixar tudo pronto na data. Até mesmo avaliar as compras de anos anteriores ajuda na assertividade de estoque e na abordagem ao cliente

Marcelo Reis também direcionou os consumidores rumo às boas compras:

  • Verifique a reputação da loja: antes de efetuar a compra, pesquise avaliações e comentários sobre o estabelecimento/ vendedor
  • Compare preços: utilize ferramentas e aplicativos a fim de assegurar que o desconto oferecido é real e vantajoso
  • Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: valores extremamente reduzidos podem ser indicativos de golpes ou produtos de qualidade inferior
  • Confira a confiabilidade dos sites: verifique se possuem certificados de segurança e opte pelos que tenham boa reputação. Use cartão virtual, ele adiciona uma camada extra de proteção nas aquisições
  • Guarde registros da compra: salve e-mails de confirmação, recibos e capturas de tela das ofertas considerando eventuais necessidades futuras
  • Esteja atento à política de devolução: em alguns casos essa prática gera uma grande dor de cabeça ao consumidor