Aderir ao sistema de franquias foi o que fez a Vila Trampolim multiplicar por dez o número de unidades em menos de três anos. Nascido em Belo Horizonte, o parque de atividades começou com três unidades na capital mineira e saltou para 30 espalhadas por todo o Brasil. Inserida no segmento de lazer e entretenimento, a franquia faz parte de um nicho de mercado que está em alta

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento foi o que mais cresceu no Brasil em 2024, com uma alta de 16,6%. Minas Gerais supera essa marca, com um crescimento de 22,6% nesse nicho, e um faturamento que saltou de R$ 281,7 milhões, em 2023, para R$ 345,3 milhões, em 2024. O número de unidades no Estado também cresceu: 1,5%, no mesmo período.

E um dos motivos desse bom momento, segundo a ABF, é a demanda por divertimento das famílias. E a Vila Trampolim é um exemplo claro disso. A empresa tem o intuito de proporcionar diversão para pessoas de qualquer idade. O parque disponibiliza trampolins, pula-pulas, piscina de espuma, free jump, cama elástica, parede de escalada, além de vários espaços dedicados a brincadeiras do tipo gincana. 

O empresário Henrique Miranda Bento, 42 anos, é quem administra a unidade do Power Shopping Centerminas, no bairro União. Ele conta que apostou no negócio por se identificar com a proposta. “Eu tenho um filho de 10 anos e sempre vi poucas opções de entretenimento aqui em Belo Horizonte”, conta. 

A possibilidade de interação entre adultos e crianças também é um ponto que chamou a atenção de Henrique para o negócio. E ele vê essa diversidade de idades no dia a dia do parque. “Já teve festa até de adulto e adolescente de 16 anos. Então, acaba que é um entretenimento que atrai público de várias idades”, exemplifica.

Inclusive, na compra de ingresso para crianças até 4 anos, a entrada do pai é gratuita - uma estrutura pensada justamente para facilitar essa interação. E a festa citada por Henrique é um diferencial do local. Os preços chegam a ser mais atrativos do que festas em buffets. Com a demanda crescente, o empresário espera um incremento de 10% a 15% no faturamento da unidade Centerminas em 2025. 

Crescimento rápido

A Vila Trampolim abriu sua primeira unidade em 2021, no bairro Castelo, quando ainda era uma empresa no modelo clássico. O negócio deu certo, deu retorno, e os sócios abriram outras unidades, no Centerminas e no Paragem. De acordo com o diretor-geral do Vila Trampolim, Fabiano Massula, 45 anos, quando perceberam que a ideia deu muito certo, o grupo de cinco sócios decidiu transformar o modelo de negócio em franquia.

Em 2022, a franquia Vila Trampolim já estava toda estruturada e, a partir dali, o negócio voou. Hoje são 30 unidades abertas - só em 2024 foram 17 inaugurações - e uma perspectiva de chegar a 40 em 2025, um avanço que deve resultar em um crescimento de 60% no faturamento da empresa como um todo. Só no ano passado, com as novas unidades e o movimento de clientes, o faturamento cresceu 128% em relação a 2023.

Fabiano Massula conta que a dificuldade no início foi mostrar que o produto não era temporário. “As pessoas achavam que era igual aqueles atrativos que ficam no meio das praças dos shoppings, que eles colocam piscinas de bolinha”, lembra. Mas, felizmente, o público entendeu que era algo fixo.

Segundo o diretor, das 30 unidades abertas hoje, 29 estão em shoppings, uma decisão que tem a ver com o que o público tem buscado atualmente. “Hoje quem vai ao shopping center está buscando o quê? Serviço. Você pode olhar que estão abrindo mais restaurantes, por exemplo”, diz, lembrando que o perfil da pessoa que vai ao shopping mudou, e fazer compras somente não é mais o intuito.

Além disso, Fabiano acredita que parte do sucesso da empresa se deve à percepção de que os pais têm buscado atividades longe das telas para os filhos. “Ultimamente, a maioria dos jovens está muito ligada ao celular, a telas. E o objetivo do Vila Trampolim é se transformar em um videogame da vida real. Um videogame sem ser na tela. Por isso a ideia de um espaço super colorido, de neon, onde tem várias interações e pode brincar tanto os pais, quanto os filhos”, revela.

Estruturação

Fabiano conta que, ao ingressar no sistema de franquia, a empresa teve o cuidado de estruturar muito bem o negócio, afinal, seria um investimento considerável, e o franqueado precisaria de apoio para fazer dar certo. “Hoje eu tenho a condição de dar todo apoio e suporte para franqueados, porque não é um investimento barato”, diz. “E quando a gente fala de investimento, a gente preocupa, afinal a pessoa acreditou no nosso negócio.”

Por lá, a Vila Trampolim oferece todo o suporte que o franqueado precisa. “Qual é o papel da franqueadora? Além do suporte, dar o conhecimento. Toda capacitação é feita por nós. Fora o acompanhamento no dia a dia. A gente respira o negócio”, sintetiza. Segundo informações disponíveis no site da ABF, o investimento na franquia da Vila Trampolim vai de R$ 700 mil a R$ 1,5 milhão.