O mercado de delivery de comida no Brasil, hoje dominado pelo iFood, ganhará um concorrente chinês em breve. A asiática Meituan acaba de anunciar planos de trazer sua marca internacional Keeta para o país e já começou os preparativos para disponibilizar o app aos brasileiros.
O projeto foi anunciado pelo CEO da empresa, Wang Xing, durante um seminário empresarial China-Brasil nesta semana, enquanto o presidente Lula (PT) visita o país asiático. A ideia da empresa é investir R$ 5,6 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos.
Leia também. Empresas da China anunciam R$ 27 bilhões em investimentos no Brasil durante visita de Lula
A Keeta foi inaugurada em Hong Kong em 2022 e, desde o último ano, opera também na Arábia Saudita. Ainda não há data oficial do início das operações do app no Brasil, mas o nome foi registrado pela companhia, que agora recruta profissionais para seu escritório em São Paulo.
A Keeta é conhecida por utilizar alta tecnologia em seu serviço de delivery, que conta com entregas realizadas por drones. A empresa não divulgou, por ora, se pretende replicar o modelo no Brasil. Nacionalmente, o iFood foi autorizado a conduzir testes de entrega por drone pela Agência Nacional de Aviação (Anac), porém a modalidade não foi popularizada até este momento.
A possível chegada da Keeta não é a única novidade no mercado de delivery no Brasil. A 99 anunciou que pretende reativar seu serviço de entrega de comida, o 99Food, até meados deste ano, após tê-lo retirado do ar em 2023.
Hoje, o iFood é a maior empresa do ramo no Brasil, com um total de 60 milhões de usuários ativos e 120 milhões de entregas mensais. A empresa foi criada no Brasil em 2011 e, em 2022, foi adquirida pela companhia holandesa Prosus.