O Grupo PHV anunciou nesta terça-feira (12) o projeto do Parque dos Bandeirantes, uma espécie de novo bairro que promete integrar os municípios de Betim, Contagem e Belo Horizonte. Localizado em uma área estratégica da Região Metropolitana, o empreendimento soma 911 mil metros quadrados e vai conectar a Via Expressa de Contagem à rodovia Fernão Dias por meio da Via das Indústrias.

O espaço será um polo multifuncional, com capacidade para atrair desde incorporadoras residenciais e comerciais até operações logísticas de grande porte, de acordo com a PHV URB. Situado no chamado ‘Triângulo Metropolitano Mineiro’, o projeto foi concebido para atender à crescente demanda por moradia, consumo e infraestrutura logística, concentrando oportunidades econômicas no entorno das três maiores cidades da região.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fernão Dias Participações e a PHV URB, com coordenação comercial da CIA Multiplataforma Imobiliária. O projeto urbanístico e arquitetônico é assinado pela TopGeo e pela Dávila, que buscaram unir localização privilegiada e funcionalidade com um desenho urbano humanizado. A missão foi transformar uma localização estratégica em um bairro vivo, eficiente e acolhedor, afirmou o arquiteto-chefe da Dávila, Afonso Wallace.

O paisagismo, desenvolvido por Flávia D’Urso, prevê mais de 190 mil metros quadrados de áreas verdes e de preservação, conectando o novo bairro ao Parque Fernão Dias, vizinho ao empreendimento. "Nossa premissa foi humanizar os espaços e aproximar a natureza das pessoas, criando um ambiente que valoriza a experiência urbana", destacou.

De acordo com o diretor da PHV URB, Rikaard Reis, a primeira fase do projeto, com nove lotes distribuídos em cerca de 190 mil metros quadrados, está com infraestrutura quase finalizada e deve ser entregue nos próximos meses. A segunda etapa, que incluirá 53 lotes, terá um ciclo de obras estimado em dois anos, totalizando 490 mil metros quadrados destinados ao desenvolvimento imobiliário.

Com a proposta de funcionar como um eixo de conexão e desenvolvimento econômico, o Parque dos Bandeirantes reforça a aposta no crescimento ordenado da Região Metropolitana de Belo Horizonte e no fortalecimento de sua logística e mercado imobiliário.