A 32ª edição da Feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF) - um dos maiores eventos de franquias do mundo - que está acontecendo nesta semana em São Paulo (SP) é uma oportunidade para conhecer mais sobre algumas das principais marcas mineiras. De açaí à locação de equipamentos para construção, Minas tem redes de destaque nacional em todos os segmentos do setor. Confira: 

Chiquinho Sorvetes 

Fundada em 1980 em Frutal, no Triângulo Mineiro, a Chiquinho Sorvetes é a maior rede do segmento no Brasil, presente em todos os Estados. Conforme a companhia, são mais de 1 mil unidades, com mais de 71 milhões de sorvetes servidos anualmente e um público estimado de 38 milhões de clientes por ano. Entre os modelos de negócios da marca estão lojas de rua, de shopping, lojas básicas, quiosques internos e externos (módulos compactos e funcionais) — com áreas que variam entre 9 m² e 12,5 m².

“Temos uma estrutura verticalizada e integrada que proporciona total apoio aos franqueados. Prezamos pela excelência em cada detalhe e buscamos constantemente evoluir nossos processos e produtos. Estar na ABF Franchising Expo é uma oportunidade de reforçar nossa presença no mercado e de ampliar nosso alcance nacional com empreendedores comprometidos”, destaca Isaias Bernardes de Oliveira, presidente do Grupo CHQ.

A rede JAH Açaí, Sorvetes e Picolés nasceu em 2009, em Conselheiro Lafaiete - Foto: Divulgação/ JAH

JAH Açaí, Sorvetes e Picolés

A rede JAH Açaí, Sorvetes e Picolés é mais um destaque mineiro que se espalhou pelo país. Nascida em 2009, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas, a companhia foi pioneira no Brasil ao inovar o conceito de self-service com o chamado ‘açaí turbinado’, em que os clientes têm a liberdade de se servir à vontade e acrescentar a quantidade de incrementos desejados à sobremesa.  

Desde 2015 no franchising, a rede atualmente conta com mais de 180 unidades em operação em 14 estados, além de uma unidade em Düsseldorf, Alemanha, atendendo mais de 500 mil clientes mensalmente. Além disso, atua com duas unidades fabris, sendo uma em Belo Horizonte (MG) e outra em Sorocaba, no interior de São Paulo. 

“Nem nos meus melhores sonhos imaginava estar hoje no patamar em que estamos. A princípio, tinha a intenção de ser apenas a melhor marca local da minha cidade. Só que quando fui entendendo que o meu modelo era totalmente replicável, vi que tinha potencial maior do que somente local. Foi aí que, junto a meu sócio, Rafael Corte, começamos a expansão. E, graças a Deus, está dando super certo. Agora a gente quer de fato consolidar o player, sempre voltado para qualidade, trazendo um crescimento saudável para nossa rede e com cada vez mais novidades”, conta Diego Dutra, fundador e head de expansão do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés.

A FarMelhor nasceu em Passos, no Sul de Minas - Foto: Divulgação/ FarMelhor

FarMelhor

A FarMelhor é uma das principais redes de farmácias do Brasil. A companhia, que nasceu em Passos, no Sul de Minas, segue em expansão em 2025 e projeta encerrar o ano com mais de 500 operações, entre unidades ativas e em fase de implantação. Atualmente, o grupo conta com 450 operações, em todas as regiões do país. A empresa também tem um escritório na cidade de São Paulo.

“A gente fica muito feliz de sair do interior de Minas e chegar a todos os Estados do Brasil. Isso é fruto de muito trabalho, dedicação, empenho, de estar sempre antenado ao mercado, às boas práticas do franchising e de estar também em feiras, como a da ABF. É uma oportunidade de conectar com todos os stakeholders e parceiros do país todo. Então temos muito orgulho de sermos mineiros, com características específicas de Minas e de estarmos em todo o território nacional. Valorizamos muito a nossa cultura empresarial e o franchising íntegro,” realça Renan Reis, CEO da FarMelhor.

A LocExpress é uma rede especializada em locação de equipamentos para construção civil e manutenção - Foto: Divulgação/ LocEpress

LocExpress

A LocExpress é uma rede especializada em locação de equipamentos para construção civil e manutenção. A companhia inaugurou a primeira unidade em 2020, e hoje está presente em 20 Estados, com 55 unidades. A empresa também está explorando a expansão internacional, com duas propostas em andamento. O investimento em uma franquia varia de R$ 275 mil a R$ 1 milhão, dependendo do tamanho da cidade. 

“A ideia de franquear o negócio surgiu entre 2017 e 2018, durante uma visita aos Estados Unidos, onde observei a forte presença de franquias. Considerando minha experiência no setor desde 1994, junto à do meu sócio, decidi apostar na expansão. Esse mercado é promissor, muito impulsionado pela terceirização de equipamentos por construtoras e outros setores. A maioria das incorporadoras hoje não compra mais equipamentos. Por exemplo, a MRV Engenharia - nossa cliente há 31 anos - loca tudo conosco. Fora isso, trabalhamos também com manutenções para indústria, comércio, postos de combustível, hospitais, escolas, e reformas. Então é um mercado muito amplo,” explica o diretor da LocExpress, Marcus Vinícius Lara. 

Desempenho de Minas no cenário nacional 

O setor de franquias em Minas Gerais movimentou R$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre de 2025, registrando um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento total chegou a R$ 5,2 bilhões. O montante representa quase 8,5% do índice nacional (R$ 65,9 bilhões). Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) durante a abertura da 32ª ABF Franchising Expo 2025 - uma das maiores feiras de franquias do mundo - na última quarta- feira (25/6) em São Paulo (SP).

O segmento de "Serviços e outros negócios" liderou a arrecadação, com R$ 945,7 milhões, o que representa 16,8% do valor total. Na sequência, aparecem "Saúde, Beleza e Bem-Estar", com R$ 758,4 milhões (13,6%), "Alimentação - Food Service" (R$ 699,6 milhões, ou 12,4%) e "Moda", com R$ 587,8 milhões (10,4%). Em relação a geração de emprego, o setor criou 154.048 postos de trabalho diretos, alta de 3,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2024 (149.367). Os segmentos que mais empregaram foram "Serviços e outros negócios" (34.462 vagas), "Alimentação - Food Service" (25.698), "Saúde, Beleza e Bem-Estar" (23.174), "Serviços educacionais" (18.697) e "Moda" (16.454).

Para Antonio Bortoletto, diretor da regional da ABF Minas, os resultados do Estado são bem positivos. “A gente está crescendo sempre acima da média nacional. Enquanto, por exemplo, a nacional cresceu 13% em 2024, Minas Gerais subiu 21%. E para este ano, acredito que a média nacional deve ficar em cerca de 10%, e Minas deve ficar acima da média novamente, com crescimento entre 13% e 14%,” afirma.

Conforme Bortoletto, o bom desempenho tem muito a ver com a extensão do Estado. “Minas é muito grande, são quase 500 municípios. Hoje, o interior tem uma força importante porque as marcas querem chegar lá. Então, acho que isso que faz alavancar os números do Estado, o que o torna como uma das principais praças do franchising brasileiro, não só pelo número de franquias, mas também pela geração de emprego. A gente tem franqueadores diversos no Estado, que levam suas marcas pelo Brasil inteiro. Por exemplo, temos algumas das maiores redes de franquias que são do Estado, como a Localiza (locadora de veículos), Cheirin Bão (cafeteria), Kopenhagen (chocolate), dentre outras,” finaliza.