O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (14/7) aplicar taxas de 100% aos produtos importados da Rússia se a guerra com a Ucrânia continuar. A informação está divulgada em vários portais de notícias norte-americanos. 

Ele também ameaçou impor "tarifas muito duras" aos aliados da Rússia se não houver acordo sobre a guerra na Ucrânia "dentro de 50 dias". "Aplicaremos tarifas secundárias se não chegarmos a um acordo em 50 dias. É muito simples, (as tarifas) serão de 100%", disse Trump na Casa Branca ao lado do secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

O presidente dos Estados Unidos recebe nesta segunda-feira (14) o secretário-geral da Otan e tinha avisado mais cedo que faria um "anúncio de grande magnitude" sobre a Rússia, no momento em que os republicanos preparam o caminho no Senado para aplicar sanções contundentes contra Moscou.

Trump iniciou o segundo mandato com a promessa de acabar rapidamente com o conflito na Ucrânia, mas nas últimas semanas expressou sua crescente frustração com o presidente russo, Vladimir Putin, e no domingo (13/7) insinuou que está disposto a endurecer as sanções contra a Rússia.

O presidente republicano anunciou no domingo que os Estados Unidos enviarão sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, apesar de ter afirmado há apenas duas semanas que Washington suspenderia o fornecimento de armas a Kiev. (Com AFP)