O Sebrae Minas inaugurou nesta terça-feira (15/7), o Sebrae Living Hub. Localizado no edifício do P7 Criativo, no Centro de Belo Horizonte, trata-se de um espaço colaborativo dedicado ao ecossistema de inovação e economia criativa de Minas Gerais. O evento de lançamento reuniu autoridades do Sebrae Minas, do Governo de Minas e da Prefeitura de BH, além de parceiros e convidados.
A ideia do espaço é conectar pessoas e cocriar soluções, acelerar ideias e transformá-las em negócios reais. O Sebrae Living Hub é voltado para startups early stage (em fase inicial de desenvolvimento e validação de ideias), startups growth stage (em estágio de crescimento e escala), micro e pequenas empresas (MPEs) que desejam expandir sua atuação aplicando soluções inovadoras e universitários que desejam transformar projetos acadêmicos em negócios reais.
As startups early stage, que estão tirando suas ideias do papel e validando produtos, poderão encontrar mentorias, trilhas de capacitação, testes de mercado e conexões com MPEs. Já as startups growth stage, negócios em crescimento que desejam escalar sua operação e ampliar o faturamento, terão acesso a programas de aceleração, apoio na elaboração de pitchs, tração comercial e conexão com investidores.
As MPEs que desejam crescer e inovar em seus negócios terão acesso a consultorias especializadas, além de soluções de automação, digitalização, vendas e gestão, e conexões com startups B2B. Universitários terão apoio à criação de spin-offs (criação de uma nova empresa ou produto a partir de um negócio ou projeto já existente), poderão participar de programas de formação empreendedora e se conectar com o ecossistema de startups.
“O Living Hub é uma plataforma de conexões para a nova economia. É um convite à colaboração, à experimentação e ao movimento. Este é um marco importante para Belo Horizonte. Estamos falando de uma iniciativa que não apenas conecta startups, universidades, pequenas empresas e investidores, mas que também reforça o papel da nossa cidade como protagonista da inovação no Brasil”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
“As startups ajudam muito o setor tradicional a aumentar a produtividade e atrair novos investimentos. O P7 Criativo é um dos principais centros desse tipo de acontecimento e agora passa a abrigar o Living Hub Sebrae, que vai proporcionar, com toda certeza, uma interação extremamente produtiva”, enfatizou o governador Romeu Zema, que participou da cerimônia de forma virtual.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Adriano Faria, “o Living Hub Sebrae conecta e traz movimento ao centro da capital". "É preciso olhar para o que há de mais moderno, porque Belo Horizonte é inovadora, é vanguardista, é tecnológica e, principalmente, corajosa”, disse Faria.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, também esteve na cerimônia de lançamento e destacou a importância do Living Hub Sebrae. “O Sebrae estava no projeto do P7 desde a origem e agora retorna com essa iniciativa. O P7 é o ponto de virada do Hipercentro de Belo Horizonte. Aqui, temos várias iniciativas de outras empresas e entidades e agora, com esse apoio de peso do Sebrae, vamos impactar mais do que nunca o ecossistema de inovação e economia criativa de Minas Gerais”, frisou.