Peru, Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições às carnes de frango do Brasil, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com essas liberações, o número de países que já voltaram a comprar o produto brasileiro subiu para 30.
 
O Kuwait também flexibilizou suas restrições, especificamente para produtos provenientes do Rio Grande do Sul e do município de Montenegro, onde foi identificado o único caso de gripe aviária em granja comercial no país, em maio.
 
China, União Europeia, Canadá, Chile e mais cinco países mantêm as importações suspensas. Outros 22 adotaram restrições limitadas ao estado do Rio Grande do Sul, ao município de Montenegro ou outras áreas.
 
O Brasil obteve o reconhecimento de país livre de gripe aviária em 18 de junho, após a desinfecção completa da granja afetada e a ausência de novos casos registrados por um período de 28 dias, conforme os protocolos internacionais.  

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos.

A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.

A doença raramente afeta humanos, e a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.

Segundo o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente.