O Itaú Empresas anunciou, nesta segunda-feira (21), o Itaú Emps, banco digital gratuito voltado a pequenos empreendedores e profissionais autônomos. Disponível em aplicativo, a plataforma oferece pagamentos, recebimentos, crédito e assessoria financeira por meio de IA (inteligência artificial) generativa, desenvolvida com base em dados do próprio banco.

O serviço é destinado, neste primeiro momento, a empresas de sócio único com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. O processo de abertura de conta pode ser feito em cerca de três minutos por meio das lojas Apple Store ou Play Store. Segundo o banco, empresas com múltiplos sócios poderão aderir ainda neste ano, e a inclusão dos MEIs (microempreendedores individuais) está prevista para 2026.

A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação do Itaú Empresas, segmento voltado a pequenas e médias empresas. Segundo Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, a nova solução foi cocriada com empreendedores para atender aos principais problemas desse público.

O novo aplicativo utilizará a plataforma de inteligência artificial do Itaú Unibanco desenvolvida para interações com clientes e soluções financeiras personalizadas. A ferramenta é capaz de realizar análises de fluxo de caixa, acompanhar entradas e saídas, avaliar o desempenho de vendas feitas via maquininha do banco, sugerir precificação e apresentar comparativos de faturamento.

Entre alguns dos serviços oferecidos pelo Itaú Emps estão também a conta digital sem cobrança de mensalidade e transferências via Pix ilimitadas e gratuitas. O aplicativo permite ainda o pagamento de tributos, boletos e contas de concessionárias, como água e luz.

Segundo o banco, a IA é parte da estratégia de oferecer uma experiência mais consultiva e próxima da realidade do empreendedor. Para situações que exigem suporte humano, o atendimento permanece disponível, com tempo de resposta estimado em até 30 segundos.

PESQUISA

O lançamento foi acompanhado da divulgação de uma pesquisa inédita feita pela Quaest a pedido do Itaú. Intitulada "Do caderninho à inovação: os novos caminhos do empreendedor brasileiro", o estudo ouviu 600 empreendedores de todo o país com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões por ano.

Segundo os dados, 49% dos entrevistados têm como principal meta o aumento do faturamento. O controle de custos (17%) e a orientação financeira (15%) aparecem como as principais carências na gestão. Apesar da digitalização em outras áreas do negócio, 62% ainda controlam entradas e saídas com planilhas, cadernetas ou apoio pontual de contador.

O uso de inteligência artificial ainda é baixo na gestão financeira, mas 44% afirmam já interagir com IA generativa, especialmente para marketing (70%), geração de conteúdo (65%) e análise de dados (52%).

Apenas 24%, no entanto, usam a tecnologia para decisões financeiras, como tomada de crédito e investimentos.
A confiança na segurança dos dados é considerada o fator mais importante para o uso de IA financeira (22%), seguida da possibilidade de contar com atendimento humano (18%) e da disponibilidade 24h (18%).

O estudo também mostra que 4,7 em cada 5 empreendedores concordam que inovar é essencial para manter o negócio relevante. Em média, 76% gostariam de ter mais acesso a informações práticas sobre finanças.