Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) aponta que 61,9% dos mineiros vão presentear na data e pretendem gastar, em média, R$ 240,81, valor 34,8% maior que em 2024.
Segundo a entidade, 60% disseram que irão presentear o próprio pai, 22% o pai dos seus filhos e 18% os sogros. "Embora tenhamos um cenário econômico desafiador, com juros altos e uma inflação que ainda impacta no valor dos produtos e que insiste em apertar o bolso do consumidor, o apelo emocional da data é muito forte e, por isso, a maioria dos mineiros não vai abrir mão de presentear seus entes queridos", analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Apesar disso, questionados se já sabem o que vão comprar, 43,6% dos entrevistados responderam que ainda não se decidiram e que devem deixar suas compras para última hora. "Esse percentual de indecisos está buscando oportunidades para realizar suas compras de forma assertiva. Por isso, para fisgá-los, o lojista deve pensar em promoções, atendimento diferenciado e boas estratégias de divulgação", afirma Vinícius Silva.
Em contrapartida, segundo a pesquisa, entre os produtos que lideram as intenções de presentes estão vestuário (37,1%), calçados (16,1%) e cosméticos/perfumaria (9,7%). "São ramos que atendem a uma gama variada de perfis e preços, que atraem o consumidor", completa o economista da FCDL Minas.
Onde comprar?
O levantamento da FCDL-MG também analisou a preferência do local de compras e, para 56,4% dos consumidores, o melhor é a loja física. Outros 23,1% preferem concentrar suas compras na internet e 20,5% nas duas opções.
“A preferência pelas lojas físicas se dá pela comodidade em poder experimentar ou ver de perto os produtos, e muitos consumidores não abrem mão disso. Aqueles que optam por dividir as compras em ambas as opções, estão buscando um mix do que os dois ambientes podem proporcionar de melhor. E os fãs das lojas virtuais acreditam que o e-commerce oferece promoções mais expressivas”, observa Vinícius Silva.