A cachaça mineira é líder no país. Segundo o Anuário da Cachaça de 2024, o Brasil conta com 1.266 estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dos quais 501 estão em território mineiro, o que significa quase 40% do montante.
Minas também concentra o maior número de marcas de cachaça do país, totalizando 2.492. Salinas, no norte do estado, destaca-se como o município com o maior número de registros. Além disso, Minas é a unidade da federação com maior densidade de produtores de cachaça, com um estabelecimento para cada 42.560 habitantes. Lamim, na Zona da Mata mineira, lidera o ranking nacional de cachaçarias por habitante.
O trabalho de profissionalização e valorização da cachaça trouxe e segue trazendo frutos para a economia do Brasil, conforme setor. O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) destaca que o segmento movimenta ampla cadeia produtiva e gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, impactando toda uma cadeia.
A história de Minas Gerais está profundamente ligada à trajetória da cachaça. Por isso, o podcast UMA DOSE DE MINAS destaca como a bebida surgiu no estado e como ela contribui para o desenvolvimento econômico mineiro.