O período de liquidação entre as lojas de móveis na avenida Silviano Brandão, entre os bairros Floresta e Sagrada Família, na região Leste de Belo Horizonte, costuma acontecer em setembro. Mas neste ano vários lojistas do polo moveleiro decidiram antecipar os descontos para os clientes.
A partir desta quarta-feira (20), mais de cem lojas irão oferecer descontos que chegam a 40% no "Liquida na Avenida". E para não perder vendas nesta semana, muitas lojas estarão abertas também no domingo (24).
Pólo moveleiro de BH
A avenida Silviano Brandão é considerada o polo moveleiro de Belo Horizonte. Acredita-se que a história da avenida com esse setor tenha começado em 1951, com o surgimento da Fábrica de Móveis Ianni. Em 1965, Walter Ianni, proprietário da fábrica, teve sua produção de guarda-roupas cancelada pela loja Inglesa Levy e colocou todos os seus produtos à venda na calçada em frente a fábrica. Ele gostou tanto do negócio que resolveu abrir lojas de móveis.
Aos poucos, outros empresários chegaram à avenida para investir no mesmo tipo de negócio. Com o tempo, o local virou referência no setor moveleiro de BH. Hoje, em cerca de 6 km de extensão, a avenida, que começa na avenida Cristiano Machado e termina na avenida dos Andradas, concentra mais de 300 lojas de móveis e vários empreendimentos comerciais.