Os preços das cervejas no Brasil subiram entre junho e agosto, puxados principalmente pelos reajustes da Heineken e da Ambev, segundo relatório do Bank of America (BofA). A fabricante da Heineken aumentou em média 6,1% o valor de seus rótulos no período, enquanto a Ambev elevou os preços em 3,3%.

O destaque ficou para a Devassa, da Heineken, que registrou alta de 24%, segundo o BofA. Já entre as marcas da Ambev, a Corona subiu na casa de um dígito alto (que varia de 7% a 9%) e a Stella Artois teve aumento mais moderado, de um dígito baixo (na faixa de 2% a 4%).

Procuradas, as duas marcas disseram que não comentam estratégias de mercado.

Aumento após queda

Segundo o BofA, a elevação ocorre após um movimento de queda de preços dos rótulos do grupo Heineken no segundo trimestre, quando a marca chegou a reduzir em 2% os valores, ganhando participação de mercado em relação à rival.

Agora, com os reajustes, a cervejaria volta a se alinhar ao setor, mas ainda mantém preços mais baixos que alguns rótulos premium da concorrente.

No segmento mais popular, a Amstel (Heineken) avançou 7,5%, enquanto a Skol (Ambev) teve leve alta, a Brahma ficou estável e a Itaipava (Grupo Petrópolis) manteve preços inalterados.

A pesquisa ainda diz que a inflação total da cerveja foi de 0,29% em julho, acima da inflação geral medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo mês (0,26%). A pressão veio principalmente dos canais de venda fora de casa, como bares e restaurantes, onde o aumento foi de 0,45%.

De acordo com os analistas do BofA, a tendência é que a competição continue intensa no segundo semestre, com a Heineken mantendo preços competitivos frente à Corona e à Stella Artois, da Ambev.

Em balanço do segundo trimestre, a Ambev reconheceu que enfrentou queda de volume no Brasil, atribuída principalmente ao clima mais frio. Ainda assim, afirmou ter mantido a liderança em participação de mercado nos segmentos core e premium, com crescimento de cerca de 15% nas cervejas premium, puxado por Corona, Stella Artois e Original.