A Americanas informou nessa segunda-feira (25/8) que seu conselho de administração aprovou a eleição de Fernando Dias Soares como novo presidente-executivo da varejista a partir de 1º de outubro, de acordo com fato relevante ao mercado.

Soares é ex-executivo da Anheuser-Busch InBev e da Domino's Pizza e começou na Americanas em setembro do ano passado como vice-presidente de operações. Ele é formado em administração de empresas, com pós-graduação pela FGV e MBA pelo Insead, na França.

Ele substituirá o atual CEO da Americanas, Leonardo Coelho, que passará a integrar o comitê financeiro da companhia, conforme divulgado pela varejista no documento.

A Americanas está em recuperação judicial desde o início de 2023, após revelar um escândalo contábil que resultou em acusações legais e arbitragem contra diversos ex-executivos. Coelho havia sido eleito CEO cerca de um mês após a Americanas entrar com pedido de recuperação judicial na Justiça.

Especialista em reestruturação de empresas, ele foi sócio da consultoria Alvarez & Marsal, que foi contratada pela Americanas em seu processo de recuperação.

O novo CEO disse em suas redes sociais que está confiante de que "esse novo capítulo reserva grandes oportunidades para todos aqueles que fazem parte" da história da empresa. "Seguiremos juntos, transformando o nosso negócio e superando desafios com coração, muita energia e comprometimento, sempre guiados pela satisfação dos nossos milhões clientes", disse o novo CEO.

Em nota à imprensa, a companhia disse que a mudança é mais um passo no plano estratégico de reestruturação. No último trimestre, a varejista avançou 21% no volume bruto de vendas das lojas físicas, além de ter registrado queda de despesas e custos.

"Desde sua chegada, Leonardo Coelho foi fundamental no processo de recuperação judicial e gestão da crise, sempre atento ao propósito da companhia de proporcionar a melhor experiência para seus milhões de clientes e seus milhares de fornecedores e colaboradores", afirmou em nota o presidente do conselho de administração da Americanas, Eduardo Saggioro.

Em postagem no LinkedIn, Leonardo Coelho disse que hoje é um dia tão importante quanto o dia em que chegou à companhia. "Estamos em um momento de transição entre uma etapa de reestruturação para uma etapa de projetos estruturantes, de estruturação de uma nova americanas S.A. De uma companhia que pensa 100% do tempo no seu cliente e em fazer varejo. E esse novo momento pede um 'set' de competências diferentes, mais relacionadas ao comercial, operações e marketing, que o Fernando Dias Soares desenvolve muito bem", disse Coelho.

Em entrevista à reportagem em novembro do ano passado, Coelho relembrou as dificuldades do início de sua gestão na varejista, então tomada pelo escândalo da fraude contábil.

"A gente chegava para uma reunião de uma hora e era xingado por 40 minutos. Só nos 20 minutos finais havia negociação. Hoje a reunião inteira é de negócios", afirmou o ex-CEO.

Soares, por outro lado, deve encontrar um cenário mais amigável do que o de seu antecessor. No segundo trimestre deste ano, a varejista reduziu seu prejuízo para R$ 98 milhões, uma queda de 94,7% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a receita líquida atingiu R$ 3,8 bilhões, um aumento de 24,7% em comparação ao ano anterior.