O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), mantido pelo Grupo Bmg, investiu R$ 11,5 milhões em projetos sociais, por meio de verba direta e leis de incentivo fiscal, no ano de 2024. O valor representa um crescimento de 66% na comparação com 2023. Os dados são do Relatório de Sustentabilidade do Banco Bmg.
Um dos 26 projetos apoiados pelo IMFG é o Elas na Rede, um curso gratuito e presencial que conecta mulheres às tendências do mundo digital. O curso é destinado às mulheres que estão empreendendo ou desejam iniciar uma profissão.
Quem se beneficia com o projeto é a empreendedora Edinalva Assunção. Ela se inscreveu no curso sobre ferramentas online e redes sociais, e não imaginava que dali surgiria seu próprio negócio. Hoje, ela é dona do Brechó Inspirar e se tornou inspiração para sua família.
“Antes eu era a dona de casa, a mãe que tinha um negócio ali para sustentar os filhos. Nem sabia ligar um computador. Hoje, não. Eu me enxergo também como uma mulher que está empreendendo. O projeto mudou a minha forma de ver o meu negócio. Eu acho importante que toda mulher corra atrás do seu sonho, que busque sua independência, que busque fazer o que deseja”, comemora.
Centenas de beneficiados
Ao todo, mais de 48 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelos 26 projetos apoiados pelo IMFG apenas em 2024. A expectativa é alcançar 100 mil beneficiários até 2030. Essa meta reflete não apenas o compromisso com a continuidade das ações, mas também com a ampliação do impacto, de forma sustentável e conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para Rosana Aguiar, diretora executiva do Instituto, os números expressivos de 2024 traduzem uma visão de futuro pautada na transformação coletiva.
“Acreditamos no poder das parcerias com diferentes setores da sociedade e na responsabilidade social como potencial transformador. O que fazemos por meio do Instituto não é filantropia pontual, mas sim uma estratégia consistente de investimento social que gera valor compartilhado, mobiliza redes e muda realidades”, afirma.
Do total aplicado em 2024, cerca de R$ 4,8 milhões foram doações diretas e projetos próprios, reforçando o compromisso com a transformação social.
Além dos investimentos financeiros, o Instituto também tem fortalecido o voluntariado corporativo como ferramenta de transformação social. Colaboradores do Grupo Bmg dedicaram mais de 370 horas a ações sociais em diferentes territórios.
Pilares estratégicos
O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG) atua em quatro pilares estratégicos:
- Construir futuros, com projetos voltados para crianças e adolescentes;
- Trilhar caminhos, com iniciativas destinadas ao desenvolvimento de jovens e pessoas com mais de 50 anos para o mercado de trabalho;
- Semear esperança, com investimento em entidades filantrópicas que atendem a pessoas com vulnerabilidade social;
- Multiplicar ações, que incentiva o voluntariado corporativo entre os funcionários do Grupo Bmg.