Muitos apreciadores de cerveja costumam ouvir que a Heineken engorda menos do que as marcas da Ambev, como Brahma, Skol, Stella Artois e Budweiser. Mas será que isso é mesmo verdade? Neste Dia Internacional da Cerveja, a reportagem de O Tempo está publicando dicas de especialistas para tirar as dúvidas dos amantes de uma boa gelada.

Segundo a nutricionista Patrícia Leite, é fato que o “consumo de qualquer marca de cerveja pode engordar direta ou indiretamente, seja pelo consumo das calorias presentes na própria bebida ou nos alimentos, geralmente bem calóricos, que a acompanham”.  

Mas para entender se a cerveja Heineken engorda menos do que outras marcas, a especialista fez uma comparação entre a quantidade de calorias entre ela e as demais cervejas:

  • Sol - 125 calorias
  • Stella Artois - 128 calorias
  • Devassa - 142 calorias
  • Amstel - 143 calorias
  • Skol - 148 calorias
  • Heineken - 149 calorias
  • Brahma - 153 calorias
  • Budweiser - 156 calorias
  • Antarctica Original - 160 calorias

Segundo a nutricionista, esses dados comprovam que beber Heineken não é sinal de engordar menos. “A tabela nos mostra que, embora a Heineken seja menos calórica que algumas marcas de cerveja, ela também é mais calórica do que outras. Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, a cerveja Heineken engorda tanto quanto as outras marcas”. 

Cervejas puro malte costumam engordar menos

Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias. 

Como a Heineken é puro malte, muita gente acredita que ela engorda menos. Mas atualmente, muitas marcas da Ambev também são feitas apenas com água, malte e lúpulo, como Stella Artois, Spaten e a Brahma Duplo Malte. Estas opções trazem apenas a cevada do malte como fonte de açúcar, sem incluir outros cereais não maltados, como o arroz e o milho.

" A Heineken é uma marca popular de cerveja e geralmente é considerada como uma cerveja de teor alcoólico moderado, assim como muitas outras cervejas tradicionais. A quantidade de calorias em uma cerveja Heineken pode variar ligeiramente, mas, em média, ela não se destaca como significativamente mais baixa em calorias do que outras cervejas não low carb", confirma o nutricionista Felipe França, especialista em oxidologia e bioquímica celular.

A Heineken, por ser uma cerveja puro malte, produz menor estímulo insulínico na comparação com cervejas que tenham trigo, milho e/ou arroz em sua formulação, mas isso também vale para quaisquer cervejas que sejam puro malte. 

Mas isto não é uma regra, pois tudo depende da quantidade de carboidratos, proteínas e até do teor alcoólico da cerveja. Um grama de carboidrato ou de proteína equivale a 4 calorias, enquanto um grama de álcool gira em torno de 7 calorias.

Portanto, na hora de comprar a sua cerveja puro malte, a dica é checar a tabela nutricional para conferir se ela é realmente menos calórica do que outros tipos de cerveja.